Crie malhas poligonais ou polifacetadas personalizadas ao especificar vértices.
Especifique vértices individuais ao criar uma malha utilizando os comandos MALHA3D, PFACE e FACE3D.
A densidade da malha controla o número de facetas em malhas poligonais e polifacetadas herdadas. A densidade é definida em termos de uma matriz de vértices M e N, similar a uma grade, consistindo em colunas e linhas. M e N especificam, respectivamente, a posição da coluna e da linha de qualquer vértice determinado.
Uma malha pode ser aberta ou fechada. Se as arestas iniciais e finais da malha não se tocam, uma malha é aberta em uma determinada direção, como mostrado nas ilustrações a seguir.
Com o comando MALHA3D é possível criar malhas poligonais que são abertas nas direções M e N (como os eixos X e Y de um plano XY). Na maioria dos casos, pode-se utilizar o comando 3DMESH junto com scripts ou rotinas AutoLISP se conhecer os pontos da malha.
Quando você cria a malha, você especifica o tamanho da malha nas direções M e N. O número total de vértices a ser especificado para a malha é igual ao valor de M vezes o valor de N.
É possível fechar as malhas com o comando EDITARP.
Você pode utilizar MALHA3D para construir malhas irregulares.
No exemplo a seguir de texto na linha de comando, um valor de coordenada é inserido para cada vértice, para criar a malha na ilustração.
Comando: malha3d
Tamanho M da malha: 4
Tamanho N da malha:3
Vértice (0, 0): 10,1, 3
Vértice (0, 1): 10, 5, 5
Vértice (0, 2): 10,10, 3
Vértice (1, 0): 15,1, 0
Vértice (1, 1): 15, 5, 0
Vértice (1, 2): 15,10, 0
Vértice (2, 0): 20,1, 0
Vértice (2, 1): 20, 5, -1
Vértice (2, 2): 20,10 ,0
Vértice (3, 0): 25,1, 0
Vértice (3, 1): 25, 5, 0
Vértice (3, 2): 25,10, 0
O comando PFACE cria uma malha de polifaces (polígono), cada face podendo ter vários vértices. O comando FACEP é normalmente utilizado por aplicativos em vez de entradas do usuário.
A criação de uma malha polifacetada é semelhante à criação de uma malha retangular. Para criar uma malha polifacetada, deve-se especificar coordenadas para seus vértices. Em seguida, deve-se definir cada face inserindo números para todos os vértices dessa face. À medida que a malha polifacetada é criada, é possível definir arestas específicas como invisíveis, atribuí-las a camadas ou lhes dar cores.
Para tornar a aresta invisível, insira o número do vértice como um valor negativo. Por exemplo, para tornar invisível a aresta entre os vértices 5 e 7 na ilustração a seguir, insira o seguinte:
Face 3, vértice 3: -7
Na ilustração, a face 1 é definida pelos vértices 1, 5, 6 e 2. A face 2 é definida pelos vértices 1, 4, 3 e 2. A face 3 é definida pelos vértices 1, 4, 7 e 5 e a face 4 é definida pelos vértices 3, 4, 7 e 8.
Com o comando FACE3D, é possível criar uma malha polifacetada 3D ao especificar cada vértice, e você pode especificar se um segmento de aresta deve ficar invisível.
Se você selecionar um objeto FACE3D durante algumas operações de suavização da malha (como com o comando SUAVIZARMALHAMAIS), será solicitado a converter os objetos FACE3D em objetos de malha.