Para facilitar a edição de objetos em vistas diferentes, você pode definir um sistema de coordenadas do usuário (UCS) diferente para cada vista.
Toda vez que você torna uma viewport atual, você pode utilizar a mesma orientação UCS utilizada na última vez em que a viewport era a atual.
O UCS em cada viewport é controlado pela variável de sistema UCSVP, que também pode ser acessada com o comando GERUCS, na guia Configurações. Quando UCSVP está definida como 1 em uma viewport, o último UCS utilizado nessa viewport é salvo com ela e restaurado quando a viewport é definida novamente como atual. Quando UCSVP estiver definida como 0 em uma viewport, seu UCS será sempre o mesmo que o UCS da viewport atual.
Por exemplo, você pode definir três viewports: uma visualização superior, uma visualização frontal e uma visualização isométrica. Se definir a variável de sistema UCSVP como 0 na viewport isométrica, você poderá utilizar o UCS superior na viewport superior e na viewport isométrica. Quando você define a viewport superior como atual, o UCS da viewport isométrica reflete a viewport superior do UCS. Da mesma forma, tornar a viewport frontal atual alterna o UCS da viewport isométrica para corresponder ao UCS da viewport frontal.
O exemplo é ilustrado nas figuras a seguir. A primeira figura mostra a viewport isométrica que reflete o UCS da viewport superior esquerda ou superior, que está atual.
A segunda figura mostra a alteração que ocorre quando a viewport inferior esquerda ou frontal é definida como atual. O UCS na viewport isométrica é atualizado para refletir o UCS da viewport frontal.