É possível usar as funções ambientais para definir efeitos atmosféricos ou imagens de plano de fundo.
É possível aprimorar uma imagem renderizada com efeitos atmosféricos, como névoa e simulação de profundidade ou adicionando uma imagem de bitmap como plano de fundo.
A névoa e a simulação de profundidade são efeitos atmosféricos bem similares, que dão a aparência de objetos que vão se desvanecendo à medida que se distanciam da câmera. A névoa usa a cor branca e a simulação de profundidade usa a cor preta.
O comando AMBIENTERENDERIZ define os parâmetros da névoa ou da simulação de profundidade, como cor, distâncias e porcentagens.
Os efeitos de névoa e simulação de profundidade são baseados nos planos de corte frontais e posteriores da câmera acoplada com as configurações de menor e maior na caixa de diálogo Ambiente de renderização. Por exemplo, o plano de corte posterior da câmera está ativo e localizado a 30 pés do local da câmera. Se desejar que a névoa inicie a 15 pés da câmera e se espalhe indefinidamente, defina Distância próxima como 50 e Distância afastada como 100.
A densidade da névoa ou simulação de profundidade é controlada por Porcentagens de névoa próxima e afastada. Estas definições variam de 0.0001 a 100. Valores maiores significam que a névoa ou simulação de profundidade é mais opaca.
Um plano de fundo é basicamente um ponto posterior atrás do modelo. Os planos de fundo podem ter uma cor, um gradiente multicolorido ou uma imagem de bitmap.
Os planos de fundo funcionam melhor quando há renderização de imagens paradas ou animações, nos quais a vista não se altera quando a câmera não se move. Uma vez definido, o plano de fundo é associado com a vista nomeada ou câmera e salvo com o desenho.
Os planos de fundo são definidos com o Gerenciador de vistas.