Um modelo de estrutura de arame é uma aresta ou uma representação do esqueleto de um objeto do mundo real em 3D usando linhas e curvas.
Um modelo de estrutura de arame consiste apenas em pontos, linhas e curvas que descrevem as arestas do objeto. Como cada objeto que compõe um modelo de estrutura de arame deve ser desenhado e posicionado independentemente, esse tipo de modelagem muitas vezes pode ser o mais demorado.
Pode-se utilizar um modelo de estrutura de arame para:
- Visualizar o modelo de qualquer ponto favorável
- Gerar vistas-padrão ortogonais e auxiliares automaticamente
- Analisar relações espaciais, incluindo a menor distância entre cantos e arestas e verificando interferências
- Reduzir o número de protótipos necessários
- Gerar vistas explodidas com facilidade
- Gerar vistas em perspectiva facilmente (não está disponível no AutoCAD LT)
A variável de sistema ISOLINES controla o número de linhas de triangulação utilizadas para visualizar partes curvas da estrutura de arame. A variável de sistema FACETRES ajusta a suavidade de objetos com sombreamento e com linhas ocultas.
Métodos para criar modelos de estrutura de arame
É possível criar modelos de estruturas de arame posicionando qualquer objeto plano 2D em qualquer lugar do espaço 3D, usando os métodos a seguir:
- Insira coordenadas 3D que definem a localização X, Y e Z do objeto.
- Defina o plano de trabalho padrão (o plano XY do UCS) no qual você desenhará o objeto.
- Mova ou copie o objeto para sua posição 3D adequada depois de criá-lo.
- Use o comando EXTARESTAS para criar uma geometria de estrutura de arame de regiões, sólidos, superfícies e malhas 3D. EXTARESTAS extrai todas as arestas nos objetos ou subobjetos selecionados. As arestas extraídas formam uma estrutura de arame duplicada composta de objetos 2D, como linhas, círculos e polilinhas 3D. Esta operação não está disponível no AutoCAD LT.
Modelagem de estrutura de arame é uma habilidade que requer prática e experiência. A melhor abordagem para aprender como criar modelos de estrutura de arame é começar com modelos simples antes de tentar outros mais complexos.
Dicas para trabalhar com modelos de estrutura de arame
Criar modelos de Estrutura de arame 3D pode ser mais difícil e tomar mais tempo do que criar suas vistas 2D. Aqui estão algumas dicas que o ajudarão a trabalhar com mais eficácia:
- Planejar e organizar seu modelo de modo que se possa desativar camadas para reduzir a complexidade visual do modelo. A cor pode ajudá-lo a distinguir entre objetos em várias vistas.
- Criar a construção geométrica para definir o envelope do modelo.
- Usar múltiplas vistas, especialmente isométricas, para tornar mais fácil a visualização do modelo e seleção dos objetos.
- Tornar-se adepto na manipulação do UCS em 3D. O plano XY do UCS atual opera como um plano de trabalho para orientar objetos planos como círculos e arcos. O UCS também determina o plano de operação para aparar e estender, para deslocar e rotacionar objetos.
- Usar snaps ao objeto e snap à grade cuidadosamente para assegurar a precisão do seu modelo.
- Usar filtros de coordenadas para soltar perpendiculares e posicionar facilmente pontos em 3D com base na posição de pontos em outros objetos.
Nota: Em muitos produtos com base no AutoCAD, você pode especificar um estilo visual de estrutura de arame para ajudar a visualizar a estrutura geral de objetos 3D, como sólidos, superfícies e malhas. Em desenhos mais antigos, você também pode encontrar modelos de estrutura de arame que foram criados utilizando métodos herdados. Esta operação não está disponível no AutoCAD LT.