Salvar e controlar o tamanho do desenho ao inserir referências em um conjunto de objetos que foram combinados para formar um bloco.
Um bloco consiste em um ou mais objetos combinados para criar um único objeto nomeado. Quando você cria um bloco ou insere um desenho como um bloco, as informações do bloco (incluindo a geometria, camadas, cores e tipos de linha) é armazenado na tabela de definições em segundo plano. Cada bloco inserido é, na verdade, uma referência para uma definição de bloco.
A ilustração a seguir mostra uma sequência partindo de um desenho vazio, passando pela criação de uma definição de bloco, até a inserção de duas referências de bloco no desenho. A segunda imagem representa uma definição de bloco salva na tabela de blocos, mesmo que a geometria fosse removida da área de desenho assim que foi salvo.
Remove uma referência de bloco ao apagar. No entanto, a definição de bloco correspondente permanece. Para reduzir o tamanho de um desenho, você deve remover também as definições de bloco não utilizadas, limpando-as.
Um bloco pode ser composto por objetos desenhados em diversas camadas, com várias propriedades de cor, tipo de linha e espessura de linha. Embora um bloco sempre seja inserido na camada atual, a referência de bloco mantém informações sobre as propriedades originais de camada, cor e tipo de linha dos objetos contidos nesse bloco. A camada em que os objetos de desenho e algumas configurações de propriedade são criados afeta se os objetos em um bloco inserido manterão as suas propriedades originais, ou herdarão as propriedades atuais de camada, cor, tipo de linha ou espessura de linha.
Ao inserir um bloco, é criada uma referência de bloco e especificada a sua localização, escala e rotação. Diversos métodos de inserção estão disponíveis:
Ao criar um bloco, a sua definição é automaticamente salva na tabela de blocos e disponibilizada para fins de referência. Especifique se a geometria original permanecerá, será convertida para um bloco ou removida da área de desenho.
Ao inserir um arquivo de desenho em outro desenho, as informações do desenho inserido são salvas como uma definição de bloco para a tabela de blocos do desenho de destino. As referências subsequentes à definição de bloco pode exibir diferentes configurações de posição, escala e rotação, como mostra a ilustração a seguir.
As refex (referências externas) contidas em um desenho inserido talvez não sejam exibidas corretamente, a não ser que essas refex já tenham sido inseridas ou anexadas ao desenho de destino.
É possível inserir blocos por meio de paletas de ferramentas ao arrastar a ferramenta de blocos até o desenho ou clicar na ferramenta de blocos e, em seguida, especificando um ponto de inserção.
Quando um bloco é arrastado a partir uma paleta de ferramentas até um desenho, ele é automaticamente escalado de acordo com a proporção de unidades definidas no bloco. Por exemplo, se a unidade de medida é metros no desenho de destino e centímetros no bloco, o bloco é inserido em uma escala de 1/100.
Uma biblioteca de blocos é um desenho que normalmente contém definições de bloco de símbolos com funções semelhantes, que são armazenadas juntas para facilitar a acessibilidade e o gerenciamento. É possível inserir definições de bloco de uma biblioteca de blocos no arquivo de desenho atual.
O DesignCenter fornece uma forma rápida e visual de arrastar e soltar blocos do desenho atual ou de outro desenho. Clique duas vezes nos nomes dos blocos para especificar a localização, a rotação e a escala precisas dos blocos.
Todos os blocos no desenho são adicionados automaticamente no menu suspenso Inserir e estão disponíveis para facilitar sua inserção. Os blocos são salvos no desenho atual.