A estrutura mecânica, devido ao seu projeto, permite agrupar geometrias como peças e montagens (componentes), de forma independente da lista de materiais.
Ao inserir um componente na área de desenho, a lista de materiais é atualizada automaticamente.
Além da lista de materiais principal, é possível criar listas de materiais para qualquer montagem da estrutura mecânica. A lista de materiais de montagem somente contém as peças e as submontagens incluídas em dita montagem.
Ao criar um componente, uma entrada na lista de materiais é adicionada automaticamente. No entanto, é possível que você queira fazer o seguinte:
Em alguns casos, são incluídas peças e montagens em um desenho para fornecer contexto ao mesmo. Ditas peças e componentes não devem ser incluídos na lista de materiais. Para excluí-los da lista de materiais, eles devem ser marcadas como componentes de referência. Os componentes de referência são excluídos automaticamente da lista de materiais.
Em alguns casos é possível que você queira conservar um elemento na lista de materiais e o excluir unicamente das listas de peças. Para fazer isto, você deve exibir as propriedades do componente e selecionar a opção relevante para o excluir de todas as listas de peças.
Em alguns casos, é possível que você não queira desenhar todas as cópias de uma peça em uma montagem. Para isso, selecione a peça e substitua sua quantidade, de forma que a lista de materiais exiba o número real de peças que pertencem à montagem em vez do número de peças desenhadas na área de desenho.
Ao criar um novo componente da estrutura mecânica, a lista de materiais captura somente o nome do componente. O resto das propriedades do componente são definidas manualmente. Uma vez que as propriedades foram especificadas para uma instância de um componente, todas as instâncias são atualizadas automaticamente. Ao colocar novas instâncias deste componente no espaço do modelo, as novas instâncias contêm automaticamente a informação inserida.