Pontos de referência virtuais

As snaps a objetos permitem selecionar pontos específicos de um desenho facilmente.

Também podem ser utilizados pontos e objetos existentes para definir pontos virtuais. Ditos pontos podem ser utilizados, por exemplo, para editar objetos ou adicionar objetos ao desenho.

Com os comandos de ajuda ao desenho, é possível definir:

Ponto relativo

O Ponto relativo permite definir um ponto de um desenho especificando suas coordenadas polares, com base no último ponto inserido.

Se você inicia esta função sem que outro comando esteja ativo, o programa somente obtém as coordenadas do ponto relativo. Se você deseja utilizar esta função para situar pontos no desenho enquanto um comando de desenho está ativo, inicie o comando e depois defina um ponto relativo.

Por exemplo, para desenhar uma linha, inicie o comando LINHA e especifique um ponto inicial. A seguir, inicie a função Ponto relativo ('AMPSNAPREL) como um comando transparente. O programa apresenta-lhe a seguinte solicitação:

Especifique o ângulo ou o [Ponto base]: insira um valor de ângulo e pressione Enter.

Distância: indique um valor de distância ou utilize o dispositivo assinalador para especificá-lo.

Nota: também é possível selecionar outro ponto base para definir o ângulo. Selecione o Ponto base no prompt de comando. O programa apresenta-lhe a seguinte solicitação:

Nova Base para ângulo: selecione um novo ponto no desenho e pressione Enter para especificar um valor de ângulo.

Ponto de referência

O Ponto de referência permite definir uma referência provisória para especificar pontos posteriores no desenho.

Interseção virtual

Permite localizar o ponto de interseção aparente de duas linhas.

Se você inicia esta função sem que outro comando esteja ativo, o programa somente obtém as coordenadas do ponto de interseção2# virtual. Se deseja utilizar esta função para localizar pontos no desenho enquanto um comando de desenho está ativo, inicie o comando e depois defina o ponto de interseção virtual entre as duas linhas selecionadas.

Por exemplo, para desenhar um círculo no ponto de interseção virtual de duas linhas, execute o comando CIRCLE. A seguir, inicie a função Interseção virtual ('AMPSNAPVINT) como um comando transparente. Selecione a primeira e segunda linhas para localizar o ponto de interseção virtual destas.

Centro de retângulo

Permite localizar o ponto de interseção entre as bissetrizes perpendiculares de duas linhas.

Se você inicia esta função sem que outro comando esteja ativo, o programa somente devolve as coordenadas do ponto calculado. Para utilizar essa função para localizar pontos no desenho enquanto um comando de desenho estiver ativo, inicie o comando de desenho e, em seguida, selecione a função Centro de retângulo ('AMPSNAPCEN) como um comando transparente.

Metade de 2 pontos

Esta função permite localizar pontos na linha aparente que passa por dois pontos selecionados.

Se você inicia esta função sem que outro comando esteja ativo, o programa somente obtém as coordenadas do ponto calculado. Para utilizar essa função para localizar pontos no desenho enquanto um comando de desenho estiver ativo, inicie o comando de desenho e, em seguida, selecione a função Meio de 2 pontos ('AMPSNAPMID) como um comando transparente.

Quando você inicia a função, o programa solicita que você especifique os primeiro e o segundo ponto. Para localizar o ponto central entre os dois pontos, insira 0.5 (o valor padrão), quando aparecer uma mensagem solicitando a Divisão de linha. Insira 0 para localizar o primeiro ponto e 1 para localizar o segundo. Também é possível inserir valores negativos e maiores do que 1.