Os atalhos de dados fornecem uma referência completa de cópias de objetos que possam ser inseridos em um ou mais desenhos.
Se você não tiver certeza sobre se precisa do Autodesk Vault, inicie com os atalhos de dados. Se você decidir inserir o Vault mais tarde no processo, poderá importar os projetos de atalhos de dados no Vault. No processo, os atalhos aos dados convertem-se automaticamente em referências de Vault (para tipos de objeto suportados).
Os atalhos aos dados somente podem ser criados para superfícies, alinhamentos, perfis, redes de tubulação, redes de pressão e grupos de molduras da vista. Eles fornecem vínculos de referência entre desenhos sem a utilização de um banco de dados. Ao criar atalhos de dados de um desenho, eles serão exibidos no nó Atalhos de dados da árvore do Prospector. A partir desse local, é possível inserir um objeto de referência em outro desenho aberto ao clicar com o botão direito em seu atalho.
Figura 3: Atalhos como aparecem na árvore do Prospector
Os objetos no desenho de consumidor podem acessar a geometria do objeto de referência no atalho de dados. Esta geometria só poderá ser alterada no desenho de origem. No entanto, estilos de exibição e legendas para o objeto de referência podem ser alterados no desenho do consumidor.
A pasta de trabalho representa um único ambiente de trabalho, incluindo o conjunto completo de desenhos relacionados e atalhos de dados para um ou mais projetos de engenharia. O nó Atalhos de dados na árvore do Prospector exibe somente os atalhos a partir da pasta de trabalho atual. Cada atalho é definido em um pequeno arquivo XML, armazenado na pasta _Shortcuts da pasta de trabalho. A maioria dos usuários não precisa trabalhar com esses arquivos XML.
Quando um objeto for atualizado no desenho de origem, a notificação aparecerá na janela do aplicativo principal e na árvore do Prospector.
Para obter mais informações, consulte Utilização de atalhos de dados.