Sobre as redes de tubulação

Utilize os recursos da rede de tubulação no AutoCAD Civil 3D para desenhar modelos 2D e 3D dos sistemas de instalações como bueiros de drenagem, bueiros sanitários, entre outros.

Uma rede de tubulação pode conter somente tubulações, somente estruturas, ou de forma mais comum, tubulações e estruturas. Um catálogo de peças fornece acesso aos itens da rede de tubulação, como tubulação circular, retangular ou elíptica, bueiros, bacias coletoras, paredes de retenção e mais.

Um objeto da rede de tubulação gerencia uma coleção de objetos de tubulação e de objetos da estrutura que estão associados entre si para representar um sistema de tubulação. Normalmente, as tubulações e estruturas são conectadas umas às outras, formando um único trecho de tubulação ou uma rede de tubulação. Objetos de estrutura e tubulações de uma rede podem ser associados a uma superfície ou um alinhamento referenciado, fornecendo a eles um deslocamento de estaca e dados de elevação. Cada peça de uma rede de tubulação pode fazer referência a qualquer superfície ou alinhamento no desenho.

O AutoCAD Civil 3D tem recursos de verificação de interferência que permitem identificar rapidamente áreas onde as tubulações ou estruturas fisicamente colidem, ou estão muito próximas uma da outra. O AutoCAD Civil 3D também inclui os aplicativos de extensão que permitem executar uma variedade de tarefas de hidráulica e hidrologia nos dados da rede de tubulação. Após a rede de tubulação ter sido criada, você também pode extrair uma variedade de dados usando Exportar LandXML.

As seções a seguir descrevem os componentes que compõem uma rede de tubulação:

Redes de tubulação

O objeto da rede de tubulação é utilizado como objeto de contenção para associar tubulações e estruturas que fazem parte do mesmo trecho da tubulação ou da mesma rede de tubulação. Uma rede de tubulação normalmente contém objetos de tubulação e os objetos de estrutura. Os nomes dos objetos da tubulação são exibidos na árvoreProspector e na vista da lista do Prospector.

Tubulação

Um objeto de tubulação é um desenho de forma que representa tubulações retas ou curvas utilizadas em redes de serviços públicos, tais como em sistemas de esgoto e irrigação. Em um desenho, a forma tridimensional da tubulação é definida por: 1) a forma bidimensional da peça de tubulação (circular, elíptica, em formato oval ou retangular) selecionada do catálogo de peças e 2) ao especificar um caminho linear (para tubulação reta) ou um caminho curvado (para tubulação em curva). Os nomes de objetos de tubulações não são exibidos na árvore Prospector. No entanto, eles são exibidos na vista da lista do Prospector quando você clica em Tubulações em uma rede de tubulação da árvore Prospector.

Estrutura

Um objeto de estrutura é uma forma de desenho que é utilizada para representar itens, como bueiros, bacias coletoras e paredes de retenção utilizados em redes de serviços públicos. Formas estruturais são naturalmente mais complexas que as formas de tubulações. Nos desenhos, é necessário definir a peça de estrutura do catálogo de peças para definir a forma de estrutura tridimensional. Assim como nas tubulações, os nomes dos objetos das estruturas não são exibidos na árvore Prospector. No entanto, eles são exibidos na vista da lista Prospector, quando você clica em Estruturas em uma rede de tubulação na árvore Prospector.

Estrutura nula

Um objeto de estrutura nulo é um tipo especial de objeto de estrutura que é inserido automaticamente ao conectar uma tubulação diretamente com outra tubulação, sem nenhuma forma de estrutura entre as duas tubulações. Assim como em outros tipos de objetos de estrutura, os nomes de objetos das estruturas nulas não são exibidos na árvore Prospector, mas são exibidos na vista da lista do Prospector. Você pode atribuir estilos a estruturas nulas para que elas não fiquem visíveis no desenho.

Catálogo de peças e lista de peças

O AutoCAD Civil 3D vem com um catálogo de peças de rede de tubulação contém uma variedade de formas de tubulação e organizado em famílias de peças e tamanhos de peças. Como o catálogo de peças contém diversos itens, você pode criar uma lista de peças contendo apenas as peças (tubulações e estruturas) que você utilizará em uma determinada rede de tubulação. Utilizar listas de peças evita que você precise navegar por todo o catálogo de peças para encontrar a peça desejada.

Também é possível executar tarefas de levantamento quantitativo em redes de tubulação, atribuindo itens quantitativos a peças individuais em uma lista de peças de rede de tubulação.

Visores da rede de tubulação

Esta ilustração exibe três visores: a rede de tubulação em uma vista de planta, o gráfico do perfil longitudinal de algumas das tubulações e estruturas de rede e as mesmas peças em um gráfico da seção.

O painel esquerdo exibe um segmento de uma rede de tubulação formada de duas estruturas de bueiros ligadas por tubulações. As peças da rede são posicionadas em um determinado deslocamento de um alinhamento e são desenhadas em um gráfico de perfil longitudinal criado com o mesmo alinhamento (painel superior direito). Uma linha de amostra inserida na estaca 7+71 foi usada para criar um gráfico de seção (painel direito inferior) que mostra um gráfico da seção transversal das peças da rede de tubulação localizadas na estaca.

Você pode editar as posições das peças da rede de tubulação manualmente, utilizando alças de edição no plano, no perfil ou no gráfico da seção, ou editando suas propriedades diretamente.

Nos gráficos de seção, layout e perfil de um segmento da rede de tubulação.

Vista 3D do segmento da rede de tubulação