Sobre os comandos transparentes

Utilize os comandos transparentes do AutoCAD Civil 3D para inserir um valor com base em informações conhecidas for solicitado por um ponto, uma distância ou um raio.

Um comando transparente pode ser utilizado somente dentro de um comando em execução.

Você pode ativar os comandos transparentes ao inserir um comando ou usando uma barra de ferramentas.

A maioria dos comandos transparentes do AutoCAD Civil 3D são usados para especificar localizações de pontos em uma operação maior, como na criação de um alinhamento ou da linha de lote de um terreno. Usando estes comandos transparentes, você pode calcular a localização para um ponto a partir de informações, tal como um ângulo e distância, ou a partir de informações do objeto de ponto, tal como o número do ponto.

Quando você insere um comando transparente dentro de um comando em execução que aceita mais de um local de ponto (por exemplo, o comando LINE do AutoCAD ), é possível especificar uma série de pontos no mesmo formato sem a necessidade de voltar a acessar o comando transparente. A qualquer momento, é possível pressionar Esc para finalizar o comando transparente e retornar o controle ao comando principal, onde é possível alternar para outro comando transparente. Também é possível finalizar o comando transparente ao terminar o comando principal.

Alguns dos comandos transparentes do AutoCAD Civil 3D requerem uma coordenada Z para o ponto cotado. Para obter mais informações, consulte configurações sobre comando transparente.

Nota: Para obter mais informações sobre os comandos transparentes do AutoCAD consulte a Ajuda do AutoCAD.

Usar pontos anteriormente inseridos em um comando em execução para a entrada de dados relativos

Quando você usa um comando transparente que requer dados da linha base a partir da qual calcular uma localização relativa, você deve inserir os dados necessários antes de especificar os parâmetros do comando. Se você utiliza um comando transparente dentro de um comando em execução, o comando transparente se lembra dos últimos pontos inseridos durante a execução do comando e os utiliza para calcular novas localizações relativas.

Por exemplo, ao utilizar o comando transparente Distância de rumo (‘BD), primeiro é preciso identificar um ponto da linha base a partir do qual o rumo e distância são medidos. Se você iniciar o comando Distância de rumo antes de inserir quaisquer pontos, será solicitado a especificar o ponto da linha base antes de ser é solicitado a fornecer o quadrante, rumo e distância. Se você usar o comando Distância de rumo após ter inserido ao menos um ponto, o último ponto inserido é usado como a linha base.

Filtros de ponto do comando transparente

Quando você estiver trabalhando em um comando transparente e é solicitado a especificar a localização de um ponto, é possível usar filtros de ponto para especificar informações conhecidas do ponto ao efetuar um dos seguintes:

Para obter mais informações, consulte Sobre como usar filtros de pontos em um comando transparente.