Topógrafos localizam os recursos existentes no terreno usando sistemas, como estaca total ou uma unidade GPS, que são configurados com coletores de dados. Para cada ponto levantado, o topógrafo atribui um código de campo que descreve o recurso de ponto ou de linha que é salvo no coletor de dados. Os recursos de linha contêm um código de comando de linha que indica se a linha é um início, uma continuação, um fim, um segmento de curva ou um segmento de linha. No AutoCAD Civil 3D, a sintaxe do código de campo corresponde a um conjunto de códigos de linha de trabalho definido anteriormente. A correspondência entre os códigos de campo e o conjunto de códigos de linha de trabalho permite o seguinte:
O exemplo de um código de campo é EP1 B, onde:
Códigos de campo são associados ao banco de dados de prefixo de imagem e às chaves de descrição no desenho atual. Se EP foi definido no banco de dados de prefixo de imagem, então EP1 corresponde a EP e as propriedades do prefixo de imagem EP são atribuídas, como camada, estilo de imagem, linha obrigatória. Se o ponto de levantamento topográfico com a descrição EP1 B for inserido em um desenho que tenha uma chave de descrição a de EP *, então EP1 B corresponde à chave de descrição EP* e as propriedades de ponto definidas na chave de descrição EP* são atribuídas, como camada, estilo de ponto, estilo de legenda de ponto.
A tabela a seguir mostra exemplos de recursos codificados no campo e o código do campo atribuído ao recurso, e as chaves de descrição e os prefixos de imagem criados no AutoCAD Civil 3D para suportar os códigos de campo:
Recurso | Código de campo | Chave de descrição | Prefixo de figura |
---|---|---|---|
Borda do pavimento | EP<ID> | EP* | EP |
Poste de serviços públicos | UP<ID> | UP* | |
Linha de cerca | FCE<ID> | FCE* | FCE |
Linha de centro | CL<ID> | CL* | CL |
Linha de valeta | DL<ID> | DL* | DL |
Margem de cascalho | EG<ID> | EG* | EG |
Poço de visita - bueiro | SMH<ID> | SMH* | |
Bueiro de águas pluviais | DMH<ID> | DMH<ID> | |
A ilustração a seguir mostra um exemplo de definições de recursos:
A ilustração a seguir mostra os códigos desses recursos: