Sobre a verificação de uma superfície para problemas de curva de nível

Utilize o utilitário Verificar problemas de curva de nível para identificar os problemas com curvas de nível que são desenhados de acordo com as configurações da curva de nível do estilo da superfície.

Nota: O utilitário Verificar problemas da curva de nível opera em superfícies TIN somente.

O utilitário leva em conta a elevação da base e intervalo especificados no estilo de superfície. Quando o utilitário encontra uma condição inválida, um aviso é exibido no Visualizador de eventos.

O utilitário olha para cada ponto de superfície que cai em uma curva de nível. Para cada ponto, o utilitário conta o número de pontos de vizinhos (isto é, pontos no qual está conectado, uma margem ou um ponto que fique sobre o lado oposto de um triângulo que ele pertence) que estão na mesma elevação. Se o número de vizinhos com a mesma elevação é um, o aviso “Extremidades da curva de nível em [x,y,z]” é exibido no Visualizador de eventos. Se o número de vizinhos com a mesma elevação é mais de dois, o aviso “Múltiplas curvas de nível em [x,y,z]” é exibido no Visualizador de eventos. No segundo caso, se o ponto está na borda da superfície, o aviso “Múltiplas curvas de nível no ponto da borda [x,y,z]” é exibido.

A condição “finais da curva de nível” pode significar que uma folga na curva de nível de dados foi muito grande para o processo de triangulação para conectar as extremidades com uma margem. Você pode preencher a folga ao criar e adicionar uma linha obrigatória que conecta as duas extremidades.

A condição de várias curvas de nível, que ocorre quando um ponto tem mais de dois pontos vizinhos com a mesma elevação, geralmente ocorre em uma área plana da superfície. Se esta condição for detectada, você pode usar a operação Minimizar áreas de desenvolvimento para corrigir o problema. Se o ponto é na borda da superfície, a área plana pode simplesmente ser um artefato não intencionado do processo de triangulação. Você pode remover estes triângulos não intencionados usando a operação Excluir linha ou ao adicionar um limite oculto.

Se nenhum problema da curva de nível for localizado, uma mensagem será exibida no Visualizador de eventos e indica que nenhum problema foi encontrado na configuração do estilo de superfície para a elevação base de curva de nível e intervalo.

Nota: Todos os problemas da curva de nível ocorrem quando a elevação de um ponto de curva de nível de dados é o mesmo que a elevação na qual uma curva de nível é desenhada. Se não houver ponto na superfície nas elevações da curva de nível, não haverá problemas com curvas de nível desenhadas. Muitas vezes, é possível e aceitável para ajustar o valor de elevação da base da curva de nível para criar uma condição onde nenhum ponto cai nas curvas de nível da superfície, assim evitando totalmente problemas de curva de nível.