Sobre alinhamentos

Você pode criar alinhamentos como uma combinação de linhas, curvas e espirais que são visualizados como um objeto.

Objetos de alinhamento podem representar linhas de centro de estrada, redes de tubulação e outras linhas base de construção. Criação e definição de um alinhamento horizontal é um dos primeiros passos no projeto de rodovia, de ferrovia ou de terreno. Você pode desenhar a geometria do alinhamento como uma polilinha e, em seguida, criar o alinhamento designado por aquela geometria. Para obter um controle maior, é possível criar um objeto de alinhamento utilizando as Ferramentas de layout de alinhamento. Também é possível fazer edições aos alinhamentos usando alças ou os comandos na barra de ferramentas Ferramentas de layout de alinhamento, mantendo simultânea e automaticamente a tangência entre os componentes de alinhamento.

Alinhamentos podem ser objetos independentes ou o objeto principal de perfis, seções e corredores. Se você editar um alinhamento, as alterações serão refletidas automaticamente em qualquer objeto relacionado.

Ao criar um alinhamento, atribua-lhe um tipo de linha de centro, de deslocamento, de esquina do meio fio, de trilho ou tipo misto. Você pode utilizar estes tipos de alinhamento para classificar seus dados com base em função de alinhamento. Selecione o tipo de linha de centro para uma linha de centro de rodovia, o tipo de trilho para uma ferrovia ou o tipo misto para outros usos, tal como um conduíte utilitário. Esses tipos são objetos independentes.

Alinhamentos de bordo e alinhamentos de esquina do meio fio também podem ser independentes, mas costumam estar vinculados dinamicamente a outros alinhamentos. Ambos os alinhamentos de bordo e esquina do meio-fio podem ser criados automaticamente como componentes de uma intersecção. Deslocamentos também podem ser utilizados em alargamentos.

Após um alinhamento ter sido criado, será possível calcular o modo como o corredor se comportará em torno de curvas. Você pode calcular superelevação ao longo da linha de centro, deslocamento e alinhamentos de esquina do meio fio, ou será possível calcular declive transversal ao longo de alinhamentos de ferrovia.

Alinhamentos são listados na coleção Alinhamentos ou na coleção Terreno na guia Prospector. Nestas coleções, você poderá alterar as propriedades de alinhamento, gerar relatórios e exportar LandXML.

Se um alinhamento existir em um terreno, sua geometria interagirá com outros objetos no terreno, tais como lotes e linhas do recurso. Por exemplo, um alinhamento subdivide qualquer lote que cruza com ele dentro do terreno. Qualquer linha do lote ou linha do recurso que cruza com um alinhamento assume a mesma elevação no ponto de intersecção. A elevação é definida por qualquer objeto editado por último. Para impedir um alinhamento de interagir com outros objetos em um terreno, defina a propriedade do terreno para < Nenhum > ou mova o alinhamento para um terreno separado. Para obter mais informações, consulte Sobre interação entre alinhamento e terreno.

Nota: Não há limite para o número de alinhamentos que um usuário pode definir em um desenho do AutoCAD Civil 3D.

Controle a aparência visual de componentes de alinhamento e legendas por meio de estilos. Você pode criar estilos específicos para utilizar nas várias fases de um projeto. Ao criar um alinhamento, especifique um estilo para o objeto de alinhamento e estilos para as legendas de alinhamento. Na caixa de diálogo Legendas de alinhamento, você poderá criar grupos de estilos para legendas de alinhamento e, em seguida, salvar estas legendas como um conjunto de legendas a ser utilizado com outros alinhamentos.

Utilize equivalência de estacas para alterar as referências de estaca e distância em qualquer ponto sem alterar fisicamente a geometria do alinhamento.

Linhas de alinhamento, curvas e legendas

Exemplos de legendas de alinhamento

Fluxo de trabalho de alinhamentos

Tutoriais de alinhamentos