Neste exemplo, você cria uma chave de descrição que é usada para criar pontos de postes de serviços públicos que possuam descrições originais com um prefixo UP, por exemplo, UP5A e UP4B. Quando esses pontos são criados no desenho, eles são exibidos com o mesmo símbolo e camada. Cada ponto mantém sua descrição individual.
Este exemplo mostra como usar um caractere curinga no código de chave de descrição para que uma única chave de descrição corresponda a qualquer ponto cuja descrição original comece com o prefixo UP.
À medida que você trabalha neste exemplo, pode ser que você deseje obter mais informações sobre o conteúdo das colunas no Editor DescKey. Para obter mais informações, consulte Editor de chave de descrição
Exemplo: criação de chave de descrição básica
Antes de começar, crie um estilo de ponto denominado UP_Symbol a ser usado para exibir os pontos de postes criados neste exemplo. Para obter mais informações, consulte Sobre estilos de pontos.
No Toolspace, na guia Configurações, expanda a coleção Pontos.
Clique com o botão direito na coleção Descrição de conjuntos de chave. Clique em Novo.
Em Nome, insira UP_Example. Clique em OK.
Um conjunto de chave de descrição denominado UP_Example é criado e listado na árvore Configurações, na coleção Conjuntos de chaves de descrição.
Clique com o botão direito em UP_Example. Clique em Editar teclas.
O DescKey Editor é aberto. Caso você não conseguir ver o DescKey Editor, clique em na parte superior da guia Prospector para exibir a janela Panorama.
Se você não conseguir ver os cabeçalhos da coluna mencionada nas etapas a seguir, use o menu de contexto do cabeçalho da coluna para exibir ou expandir os cabeçalhos de coluna. Você pode exibir e ocultar as colunas no DescKey Editor como faria em uma vista de lista. Para obter mais informações, consulte Personalizar uma vista de lista.
No DescKey Editor, clique na primeira célula abaixo do cabeçalho de coluna Código. Insira UP* para o código.
O asterisco (*) indica que a chave de descrição coincidirá com qualquer descrição original que começar com UP, como UP5A e UP5B.
Abaixo do cabeçalho de coluna Estilo do ponto, marque a caixa de seleção e clique na célula. Na caixa de diálogo Estilo do ponto, selecione UP_Symbol. Clique em OK.
O estilo de UP_Symbol será usado para exibir o símbolo dos pontos que coincidem com a chave de descrição que você está criando.
Abaixo do cabeçalho de coluna Estilo de legenda do ponto, verifique se a caixa de seleção está marcada e o estilo Padrãoestá especificado. O estilo Padrão legenda o ponto com o número do ponto, o ponto de elevação e a descrição completa.
Clique na célula abaixo do cabeçalho de coluna Formato e insira $*.
O asterisco do sinal de dólar ($*) significa que a descrição completa e a descrição original do ponto será a mesma.
Se você quisesse, poderia inserir texto, como POSTE DE SERVIÇOS PÚBLICOS, que pode ser usado como a descrição completa de todos os pontos com uma descrição original que comece com UP, ou poderia atribuir um formato que criasse uma descrição completa da descrição original. Para obter mais informações, consulte Formato de chave de descrição.
Abaixo do cabeçalho de coluna Camada, marque a caixa de seleção. Clique na célula e crie uma camada denominada PTS_UP.
Desmarque as caixas de seleção em todos os cabeçalhos de coluna.
Um ponto criado por meio dessa chave de descrição será inserido na camada PTS_UP.
Clique na guia Iníciopainel Criar dados de solomenu PontosFerramentas de criação de pontoPesquisa. Na caixa de diálogo Criar pontos, clique em Pesquisa para expandir a caixa de diálogo.
Expanda a coleção Criação de pontos e especifique as seguintes configurações:
Em Desativar chaves de descrição, defina o valor para Falso.
No comando Atributos diversos, selecione Manual.
Selecione a localização para o novo ponto.
Siga os prompts. Se você for solicitado a fornecer a descrição, insira UP1A.
Nota: A correspondência da chave de descrição diferencia maiúsculas de minúsculas, o que significa que uma letra maiúscula não coincide com uma minúscula da mesma letra. Por exemplo, a descrição original “UP1A" coincidirá com o código de chave de descrição “UP*” coincidiria com “up*” ou “Up*”.
Utilize as propriedades especificadas na chave de descrição e o estilo de ponto Padrão para desenhar o ponto. O ponto é criado na camada PTS_UP.