Você pode utilizar a guia Propriedades da Área de Contribuição para alterar a estrutura da rede de tubulação em referência, o coeficiente de fluxo de água - coeficiente de escoamento superficial, o Método de Tempo de Concentração, e o Tempo de Concentração (se o método for definido pelo usuário). A guia Propriedades da Área de Contribuição também exibe diversas propriedades somente para leitura para a área de contribuição.
Área de contribuição
-
Área de Contribuição 2D
- Exibe a área de contribuição calculada.
-
Ponto de descarregamento
- Exibe o ponto de descarregamento especificado da área de contribuição. Se você definiu o caminho de fluxo de uma polilinha, este será o ponto final de descida do caminho de fluxo da polilinha selecionado. Se você definiu o caminho de fluxo de uma superfície, este será o ponto de deságue selecionado no desenho.
-
Referência de rede de tubulação
-
Exibe o nome da rede de tubulação que contém a estrutura de rede de tubulação selecionado na lista Referência de estrutura de rede de tubulação.
-
Referência de estrutura de rede de tubulação
-
Opcionalmente, especifica a estrutura da rede de tubulação para utilizar como uma referência para a área de contribuição.
Nota: Áreas de contribuição podem ser associadas com uma única estrutura de rede de tubulação. A razão para esta associação é a de permitir que os dados da bacia coletora sejam exportados para o Storm and Sanitary Analysis. Quando áreas de contribuição estiverem associadas com uma estrutura, elas poderão ser exportadas e convertidas em uma sub-bacia do Storm and Sanitary Analysis. Sem nenhuma associação, no entanto, os dados de área de contribuição não poderão ser exportados.
-
Nome da bacia coletora
- Exibe o grupo no qual a área de contribuição foi criada. Para alterar o grupo de bacias coletoras, é possível utilizar o comando Mover para o grupo de bacias coletoras.
-
Superfície de referência
- Exibe a superfície sobre a qual a área de contribuição foi calculada. Se a área de contribuição for criada usando o comando Criar área de contribuição a partir do objeto, este valor será <nenhum>.
Importante: A superfície associada com uma bacia coletora não pode ser alterada após a bacia coletora ter sido criada. A área de contribuição não será dinamicamente atualizada se a superfície se modificar após a área de contribuição ter sido criada. No entanto, você poderá selecionar outra superfície a ser usada para calcular caminhos de fluxo ao usar o comando Editar segmentos de fluxo.
Propriedades hidrológicas
-
Coeficiente de escoamento
-
Especifica o coeficiente de escoamento para a bacia coletora. Os valores aceitáveis estão compreendidos entre 0,01 e 1,00. Um coeficiente de fluxo de água é utilizado ao calcular o escoamento com os métodos racionais. Este valor não é usado; no entanto, quando você usa a edição no comando Edit no Storm and Sanitary Analysis, ela é exportada como parte dos dados da bacia coletora para que ela possa ser utilizada no Storm and Sanitary Analysis.
Configurações de segmento de fluxo
As notas a seguir se aplicam ao fluxo da folha, ao fluxo superficial concentrado e às seções de fluxo do canal.
- Se o Método de tempo de concentração é definido pelo usuário, então o fluxo da folha, o fluxo pequeno concentrado e o canal de seções de fluxo não são mostrados nesta caixa de diálogo.
-
Para que todos os dados de segmento de fluxo possam ser transferidos para o Storm and Sanitary Analysis no arquivo STM, o número de segmentos de fluxo por tipo de fluxo fica limitado a três. Um máximo de três fluxos da folha, três fluxos superficiais concentrados e três segmentos de fluxo do canal é permitido para qualquer caminho de fluxo.
-
Por padrão, os caminhos de fluxo são criados com o número de segmentos como especificado na configurações de recurso da bacia coletora. Você pode utilizar o comando Editar segmentos de fluxo para adicionar segmentos adicionais de qualquer um dos três tipos de um caminho de fluxo após a criação.
Fluxo da folha
-
Segmentos de fluxo da folha
-
Exibe o número de segmentos de fluxo da folha definido dentro do caminho de fluxo.
-
Tempo de deslocamento total do fluxo da folha
- Exibe o tempo de deslocamento para todos os segmentos de fluxo da folha.
Fluxo superficial concentrado
-
Segmentos de fluxo superficial concentrado
-
Exibe o número de segmentos de fluxo superficial concentrado definido dentro do caminho de fluxo.
-
Tempo de deslocamento total do fluxo superficial concentrado
- Exibe o tempo de deslocamento para todos os segmentos de fluxo superficial concentrado.
Fluxo do canal
-
Segmentos de fluxo do canal
-
Exibe o número de segmentos de fluxo canalizado definido dentro do caminho de fluxo.
-
Tempo de deslocamento total do fluxo do canal
- Exibe o tempo de deslocamento para todos os segmentos de fluxo canalizado.
Tempo de Concentração
-
Método Tempo de Concentração
-
Especifica o método a ser usado para calcular o tempo de concentração, TR-55 ou definido pelo usuário.
-
Tempo de Concentração
- Exibe a soma dos valores calculados de tempo de deslocamento se o Método Tempo de Concentração estiver definido como TR-55. O campo é editável se o Método Tempo de Concentração estiver definido pelo usuário.
-
Ponto hidráulico mais distante
- Exibe as coordenadas do ponto selecionado ou calculado, que é o final do caminho de fluxo.
-
Comprimento hidráulico mais distante
-
Exibe a distância entre o ponto de descarregamento especificado e o ponto hidráulico mais distante.
Este comprimento pode não ser a maior distância mensurável entre dois pontos quaisquer no interior de uma área de contribuição. Ele pode ser menor.
A água se move através de uma bacia hidrográfica, como fluxo da folha, fluxo superficial concentrado, campinas pantanosas, canais abertos, sarjetas de rua, bueiros de drenagem, ou qualquer combinação destas. O comprimento hidráulico mais distante representa estes fluxos ao longo de um caminho, de modo que “distante” se relaciona mais precisamente com o tempo do que com o comprimento.