Sobre os alvos do corredor

Em um corredor, é possível especificar e editar os valores de objetos alvo de submontagem, como superfícies, alinhamentos e perfis.

Alvos são requeridos quando a geometria de um ou mais de uma superfície, deslocamento ou elevação alvo correspondente de requerimentos de submontagens da montagem para definir aquela geometria.

Poucas submontagens usam até mesmo redes de tubulação e objetos alvo. Quando um corredor contiver submontagens que usam alvos, os nomes de objeto dos objetos alvo pretendidos devem ser mapeados a partir da definição da submontagem para os objetos de desenho correspondentes. Esta tarefa é referida como alvos de configuração ou alvos de mapeamento.

Nota: Se os alvos requeridos para o corredor não estiverem definidos, mensagens serão exibidas no Visualizador de eventos, indicando que os objetos alvo não foram encontrados. Para exibir o Visualizador de eventos, clique em guia Vista painel Paletas Visualizador de eventos Pesquisa .

Por exemplo, um parâmetro ‘SideSlope’ de submontagem é utilizado para definir o nivelamento da lateral da estrada, começando pela margem do acostamento e inclinando em uma declividade especificada, até ela interceptar uma superfície de solo existente. Na submontagem, referências à superfície alvo são feitas ao chamar um objeto de superfície nomeado ‘TargetDTM’. No entanto, quando criar o corredor e aplicar a submontagem a uma definição de corredor, não deve-se existir uma superfície nomeada ‘TargetDTM’ e devem haver várias superfícies de solo. Portanto, depois da montagem ser aplicada a um corredor, será necessário mapear o nome do alvo (TargetDTM) para um nome de objeto de superfície real.

Tipicamente, parâmetros de submontagem que podem usar um objeto alvo para definir uma largura ou um deslocamento podem usar os seguintes tipos de objetos para definir aquela largura ou deslocamento: alinhamentos, polilinhas, linhas de recurso ou imagens de levantamento topográfico.

Similarmente, parâmetros de submontagem que podem usar um objeto alvo para definir uma elevação podem usar os seguintes tipos de objeto para definir esta elevação: perfil, polilinhas 3D, linhas de recurso ou imagens de levantamento topográfico.

Submontagens que podem usar o objeto alvo para definir uma superfície podem usar um objeto de superfície para definir esta superfície.

Como mencionado previamente, poucas submontagens permitem usar objetos de rede de tubulação como alvos, assim como as submontagens de TrenchPipe.

As seguintes tabelas resumem essas capacidades:

Tipo de alvo Tipos de objeto podem ser usados como alvos
larguras ou deslocamentos alinhamentos, polilinhas, linhas do recurso ou imagens de levantamento topográfico
Nota: Polilinhas, linhas do recurso e imagens de levantamento topográfico podem ser selecionadas a partir de refexs.
elevações perfis, polilinhas 3D, linhas de recurso ou imagens de levantamento topográfico
Nota: polilinhas 3D, linhas de recurso e imagens de levantamento topográfico podem ser selecionadas a partir de refexs.
superfícies superfícies
redes de tubulação redes de tubulação

O tópico de ajuda para cada submontagem lista os parâmetros na submontagem que podem ser associados ao objeto alvo.

BestPractice: Isso é geralmente considerado uma melhor prática para definir alvos de regiões após criar as regiões. Por exemplo, enquanto estiver criando regiões, deixe os alvos definidos para “Nenhum” e proceda com a criação de regiões. Depois que as regiões forem criadas, defina os alvos nas regiões. Isto reduz a carga de processamento porque o processamento da inserção de pontos de montagem (durante a criação da região), e o processamento da configuração dos alvos de montagem, são duas operações separadas ao invés de uma.

Alvos do corredor em refexs

Objetos em refexs podem ser selecionados como alvos de corredor. Objetos suportados que podem ser selecionados são polilinhas 2D e 3D, linhas de recurso e imagens de levantamento topográfico. Para selecionar um objeto em uma refex, anexe a refex ao desenho que contém o corredor. Então quando estiver selecionando os alvos do corredor, será possível selecionar os objetos na refex graficamente ou por camada.

Importante: Alvos de corredor em refexs devem ser perdidos se o refexs for descarregado e o desenho for salvo e escolhido (ou salvo como um outro arquivo). Entretanto, se a refexs forem descarregadas e recarregadas em uma única sessão de desenho, os alvos de corredor especificados são preservados. Se descarregar uma refex que é usada por pelo menos um alvo de corredor, então o corredor é marcado como Desatualizado após a refex ser descarregada e uma mensagem é exibida no Visualizador de eventos para alertá-lo a recarregar a refex antes de reconstruir o corredor. Se salvar e fechar o desenho sem recarregar a refex, o corredor será marcado como Desatualizado quando for reaberto no desenho e recomendamos que recarregue a refex e verifique os dados de alvo do corredor no desenho antes de reconstruí-lo. A melhor prática é recarregar o desenho de refex que possui alvos usados por corredores no desenho atual antes de salvar o desenho atual.

Tutorial: Criar um corredor com uma pista de transição