Utilize esta guia para visualizar ou editar as regras incluídas neste conjunto de regras de tubulação.
Você pode alterar os valores de regras existentes, adicionar regras ou excluir regras. Você pode alterar a ordem em que as regras são processadas ao alterar a ordem em que aparecem nesta caixa de diálogo.
Clique neste botão para exibir a caixa de diálogo Adicionar regra, onde é possível selecionar uma nova regra para adicionar a este conjunto de regras.
Você pode remover uma regra do conjunto de regras, selecionando a regra nesta caixa de diálogo e clicando neste botão.
Você pode alterar a ordem em que as regras são processadas ao alterar a ordem em que aparecem nesta caixa de diálogo. As regras são processadas sequencialmente, começando da regra exibida na parte inferior da caixa de diálogo e finalizando com a regra exibida na parte superior desta caixa de diálogo.
Esta regra garante a inclinação apropriada da tubulação e lhe avisa quando uma tubulação é inserida muito próxima a uma superfície do solo. Para obter mais informações, consulte Sobre as regras de cobertura e tubulação inclinada.
Especifica a cobertura máxima de solo sobre o comprimento da tubulação, baseada na superfície a ser referenciada por esta tubulação. Se a cobertura máxima é excedida, ocorre uma violação de regra. Observe que esse parâmetro somente fornece a validação; ele não altera (move ou redimensiona), de modo algum, a peça no desenho. Isso produz simplesmente uma infração da regra na peça se o valor especificado for excedido.
Especifica a inclinação máxima da tubulação, expressa em porcentagem. Se a inclinação da tubulação for maior que o máximo, uma infração de regra ocorre para aquele objeto.
Especifica a cobertura mínima de solo sobre a tubulação, baseada na superfície a ser referenciada por esta tubulação. Durante o layout, uma tubulação será criada para tentar manter a cobertura mínima. Isto também é utilizado para determinar as elevações iniciais da tubulação. Se a tubulação for editada para que a cobertura seja menor do que o valor de cobertura mínima, uma infração de regra ocorre para aquele objeto.
Especifica a inclinação mínima da tubulação, expressa em porcentagem. Durante o layout, uma tubulação será criada de acordo com um valor da regra de inclinação mínima. Se a tubulação for editada para que a inclinação seja menor do que o valor mínimo, ainda é possível editar a tubulação de acordo com o desejado, infringindo a regra de inclinação mínima, mas uma infração de regra ocorre para aquele objeto.
Esta regra é projetada para planejar tubulações em uma rede de tubulação com base em pressão, na qual elevações de tubulação são determinadas de acordo com uma profundidade especificada abaixo de um terreno. Esta regra garante que a cobertura mínima seja adequada ao comprimento da tubulação, e também confirma que os valores mínimo e máximo de cobertura não sejam infringidos ao longo de qualquer comprimento da tubulação. Para obter mais informações, consulte Sobre as regras de cobertura de tubulação somente.
Esta é a cobertura máxima de solo sobre a tubulação, baseada na superfície a ser referenciada por esta tubulação. Se a cobertura de tubulação exceder o valor de cobertura máxima, uma infração de regra ocorre para aquele objeto. Observe que esse parâmetro somente fornece a validação; ele não altera (move ou redimensiona), de modo algum, a peça no desenho. Isso produz simplesmente uma infração da regra na peça se o valor especificado for excedido.
Esta regra representa a cobertura mínima de solo sobre a tubulação, baseada na superfície a ser referenciada por esta tubulação. Durante o layout, uma tubulação será criada para tentar manter a cobertura mínima. Se a tubulação for editada para que a cobertura seja menor do que o valor de cobertura mínima, uma infração de regra ocorre para aquele objeto.
Esta regra determina o comportamento que produz uma condição de aviso em uma tubulação se o seu comprimento exceder o valor especificado para o comprimento máximo de tubulação, ou for menor do que o valor especificado para o comprimento mínimo de tubulação. Para obter mais informações, consulte Sobre as regras de verificação de comprimento da tubulação.
Especifica um comprimento máximo para tubulações. Quando esta regra estiver em uso, ainda será possível desenhar tubulações que excedam o comprimento máximo de tubulação definido. No entanto, o objeto será exibido com um ícone de aviso na vista da lista do Prospector. Observe que esse parâmetro somente fornece a validação; ele não altera (move ou redimensiona), de modo algum, a peça no desenho. Isso produz simplesmente uma infração da regra na peça se o valor especificado for excedido.
Especifica um comprimento mínimo para tubulações. Quando esta regra estiver em uso, ainda será possível desenhar tubulações menores do que o comprimento mínimo de tubulação definido. No entanto, o objeto será exibido com um ícone de aviso na vista da lista do Prospector. Observe que esse parâmetro somente fornece a validação; ele não altera (move ou redimensiona), de modo algum, a peça no desenho. Produz-se uma violação de regra na peça se o valor especificado não for atendido.
Esta regra determina como uma elevação de tubulação é determinada em uma rede de tubulação que contenha somente tubulações (sem estruturas), e/ou quando uma tubulação é inserida em uma tubulação já existente para quebrá-la. Para obter mais informações, consulte Sobre a regra de coincidência de tubulações.
Este parâmetro controla se a tubulação inserida está segura à geratriz inferior da tubulação, ao coroamento, ou à elevação da linha de centro (localização).
O valor da queda em uma estrutura pode determinar a profundidade de uma tubulação.
Esta regra permite definir as localizações de início e de final das tubulações para que estas fiquem no centro da estrutura ou em um deslocamento em relação à parede interna ou externa da estrutura. Para obter mais informações, consulte Sobre a definição de regras de localização da extremidade da tubulação.
Especifica que o início da tubulação deve ser localizado em relação ao Centro da estrutura, Parede interna da estrutura ou Parede externa da estrutura. Sem a regra, o início da tubulação estará localizado no Centro da estrutura.
Especifica uma distância de deslocamento a partir da Localização inicial especificada em direção ao centro da estrutura inicial. Este deslocamento não é aplicado quando a Localização inicial especificada é o Centro da estrutura. Valores negativos e valores que estenderiam a tubulação para além do centro da estrutura são ignorados.