Sobre a verificação de interferências da rede de tubulação

A verificação de interferência permite identificar rapidamente peças de rede de tubulação que possam estar em conflito entre elas.

Esse recurso compara o modelo 3D real das peças para verificar se há interferências. Você pode executar uma verificação de interferência para identificar as peças da rede de tubulação que se sobrepõem fisicamente, se chocam ou se cruzam de modo inadequado, ou que tenham violado critérios predefinidos, com base na proximidade.

Por exemplo, talvez você queira executar uma verificação de interferência em uma ou mais redes de tubulação para ver se alguma peça se sobrepõe fisicamente, ou se estão muito perto uma da outra. Você pode selecionar marcadores com base no estilo para identificar as interferências, ou pode optar por exibir as interferências como representações tridimensionais verdadeiras. Você pode deixar as condições de interferência solucioná-las, movendo as peças no desenho.

Ao executar uma verificação de interferência, você pode escolher uma rede de tubulação simples ou duas redes de tubulação. Quando a verificação de interferência em uma rede de tubulação simples é executada, ela verifica as interferências nas peças incluídas nessa rede. Ao optar por verificar redes de tubulação dupla, as interferências entre as redes de tubulação dupla são verificadas.

A ilustração a seguir mostra duas redes de tubulação diferentes, com estruturas que se sobrepõem fisicamente. Executar uma verificação de interferência indicaria rapidamente que essas peças interferem entre si.

Outro tipo de interferência que pode ser detectado é quando duas tubulações se cruzam sem nenhuma estrutura para juntá-las, conforme mostrado nas ilustrações a seguir:

Se desejar, também é possível executar uma verificação para peças de rede de tubulação em sua representação 3D que estão muito perto uma da outra, de acordo com a distância predefinida ou os critérios de fator de escala. Na ilustração a seguir, as redes de tubulação dupla mostradas possuem menos de três metros de afastamento uma da outra no ponto mais próximo, mesmo que elas não colidam fisicamente:

Você pode executar uma verificação de interferência que identifica as peças em sua representação 3D que possuem uma distância específica menor que qualquer peça na outra rede. A distância é verificada em todas as direções ao redor de cada peça.

Quando você executa uma verificação de interferência, um objeto Verificação de interferência é criado e exibido na árvore Prospector na coleção Redes de tubulação Verificação de interferência.

Critérios de verificação de proximidade 3D

Se você ativar a opção verificação de proximidade 3D em uma verificação de interferência, é possível identificar as peças da rede de tubulação que estão muito perto umas das outras em sua representação 3D, de acordo com uma distância especificada ou um fator de escala.

Ao usar a verificação de proximidade em uma rede de tubulação simples, as interferências são criadas para peças que tenham uma distância menor entre si. Quando você usa esse recurso para verificar redes de tubulação dupla, uma interferência é criada para todas as peças de uma rede que estejam a menos de uma distância especificada ou fator de escala de todas as peças da segunda rede.

Você pode usar o recurso de verificação de proximidade 3D para garantir que a distância entre dois tipos diferentes de redes de serviço público atende a um determinado requisito. Por exemplo, uma passagem de água e esgoto normalmente requer que a linha de água tenha no mínimo 46 cm acima da linha de esgoto. Executar uma verificação de interferência com a opção Usar distância definida para 46 cm identifica todas as peças que distam menos de 46 cm da outra rede de tubulação.

A ilustração a seguir mostra como a distância e/ou o valor de verificação da proximidade 3D do fator escala é usado para determinar as violações de interferência de proximidade. Os contornos sombreados mais escuros representam as peças reais na rede de tubulação selecionada. As peças sombreadas mais iluminadas representam a área que é usada para identificar as interferências.

Especificar uma distância

Ao inserir uma distância específica para executar a verificação de proximidade, as interferências são criadas para qualquer peça da rede de tubulação que tenha uma distância específica menor que qualquer outra peça nas redes especificadas, em qualquer direção.

Especificar um fator de escala

Quando a opção Usar fator de escala é selecionada, você pode inserir um valor que é usado como um fator de escala. Ao inserir um valor de fator de escala, o AutoCAD Civil 3D calcula os limites da peça (a tubulação ou a estrutura) multiplicado pelo valor de fator de escala especificado. Por exemplo, se o diâmetro da tubulação é 600 mm e você especificar um valor de fator de escala 2, o AutoCAD Civil 3D identifica todas as interferências dentro de uma distância de 1.200 mm (diâmetro da tubulação, que é 600, multiplicado pelo valor de fator de escala, que é dois). Quando a verificação de interferência é executada, qualquer peça da rede de tubulação dentro dessa distância (em qualquer direção) são marcadas como uma interferência.