Utilizar modelo de elevação digital (DEM) ou arquivos SDTS convertidos para um formato de DEM para importação de pontos em uma superfície.
Arquivos DEM são utilizados para armazenar e transferir informações de superfícies topográficas em larga escala para uso no GIS, ciências de terra, recursos de gerenciamento, planejamento territorial, levantamento topográfico e projetos de engenharia. Arquivos DEM normalmente contêm informações XYZ de terra em um intervalo regular de espaçamento de malha para representar o relevo do terreno.
Você pode adicionar e remover arquivos DEM e visualizar informações do DEM. Para transformar coordenadas DEM para que coincidam com o sistema de coordenadas do desenho atual quando a superfície for criada, especifique um sistema de coordenadas para o DEM.
Arquivos DEM são uma valiosa fonte de dados para muitas tarefas de planejamento e de engenharia que talvez não precisem do tipo de precisão obtido por meio de um terreno ou levantamento topográfico aéreo. Arquivos DEM também podem, em alguns casos, eliminar completamente a necessidade de levantamento topográfico específico. Normalmente, os dados DEM não são precisos o suficiente para uso em estudos de pequena escala, mas são ideais para as tarefas de planejamento e análise em larga escala.
Alguns exemplos de projetos que podem se beneficiar das informações do DEM incluem estudos hidrológicos de planejamento de corredores de rodovias e tubulações, planejamento de uso da terra e análise, a análise de inclinação e visualização de projetos em larga escala.
Arquivos DEM estão vastamente disponíveis na Internet. Por exemplo, o levantamento topográfico geológico dos Estados Unidos (USGS) fornece muitos arquivos DEM em seu site da Web.