As linhas de centro cosméticas não são uma operação do modelo dobrado. Representam operações do modelo dobrado na planificação e desenhos posteriores da planificação. Por exemplo: um modelo de flange transitada moldada que requer o uso de uma dobradeira para sua fabricação, dobras transversais (reforçadores) ou operações alisadas que não contêm extensões de zona de dobra (face de emenda).
As planificações de chapa de metal do Autodesk Inventor suportam a criação e o uso de linhas de centro cosméticas e as linhas de extensão da dobra resultantes. As linhas de centro cosméticas permitem usar linhas esboçadas na planificação como linhas de dobra em um desenho. Os desenhos de planificações podem incluir linhas de centro cosméticas em tabelas de dobra ou referências de anotação. Estas tabelas e notas podem incluir os atributos aplicados durante a criação da linha de centro cosmética.
As linhas de esboço que atravessam furos na planificação produzem linhas de centro cosméticas que abarcam todo o furo. Por exemplo, a linha de centro cosmética e a extensão da dobra não são recortadas segundo o contorno dos furos. As linhas de esboço que estão restritas a uma aresta da planificação resultam em linhas de centro cosméticas e linhas de extensão da dobra recortadas à aresta. As linhas de esboço sem restrições resultam em linhas de centro cosméticas e linhas de extensão de dobra recortadas.