Na modelagem de peças, é possível criar esboços , utilizar os comandos de Operação para criar operações tridimensionais e, a seguir, combinar as operações para criar peças .
A forma do esboço é controlada através de restrições (por padrão, são aplicadas automaticamente ao criar o esboço) e o tamanho do mesmo através de cotas . É possível deixar alguma geometria do esboço sem dimensionar se deseja alterar seu tamanho posteriormente.
Ainda que a maioria das operações sejam criadas a partir de formas do esboço ( perfis ), algumas são operações mecânicas completamente definidas que não requerem esboços, como, por exemplo, chanfros, concordâncias, cascas e inclinação de faces. As operações com base em esboço podem ser unidas, cortadas ou interseção com outra operação.
As operações são combinadas para criar peças complexas. As operações são situadas utilizando restrições e cotas geométricas.