Um projeto de chapa de metal é uma extensão do ambiente de modelagem de peças.
Os comandos específicos de chapa de metal otimizam o trabalho nos modelos dobrados e desdobrados. Planificações ricas em informações de fabricação podem ser criadas e documentadas em desenhos com tabelas de furos, puncionamentos e dobras. Você pode exportar planificações para formatos padrão da indústria para a fabricação em CNC.
De maneira inversa, é possível converter a peça de chapa de metal em uma peça padrão. Isso fecha a guia de chapa de metal e restaura o ambiente e os comandos padrão de modelagem de peças. A conversão de uma peça de chapa em uma peça padrão exclui automaticamente a planificação da chapa Em qualquer momento que você excluir uma planificação em uma peça de chapa de metal, você também excluirá todas as vistas de planificação nos desenhos associados.
Uma peça de chapa de metal começa como uma peça plana de metal com uma espessura uniforme. Para fins de fabricação, os detalhes como raios da dobra e tamanhos de alívio normalmente são os mesmos em toda a peça. Especifique os valores destes detalhes e, a seguir, o software os aplicará enquanto você criar o projeto. Por exemplo, ao criar um flange, a dobra é adicionada automaticamente.
É necessário converter o modelo dobrado de volta a uma planificação para fins de fabricação. Em seguida, é possível alternar entre a vista dobrada do modelo e a vista planificada, confirmando o nó Modelo dobrado ou Planificação do navegador.
É possível adicionar operações à planificação para fins de limpeza. Essas operações costumam ser realizadas para dar suporte a práticas de fabricação específica de cada oficina. As operações adicionadas à planificação com os comandos disponíveis na guia Planificação não são exibidas quando você vê o modelo no estado dobrado.