Novos quadros-chave são criados ao clicar em Capture Keyframe na barra de ferramentas Animator. Sempre que você clica neste botão, o Autodesk Navisworks adiciona um quadro-chave do conjunto de animações no momento selecionado, câmera, ou conjunto de planos de corte na posição atual do deslizador preto de tempo.
Conceitualmente, os quadros-chave representam operações de traduções relativas, rotações e dimensionamento de um quadro-chave anterior, no ou caso do primeiro quadro-chave, a posição inicial do modelo.
Os quadros-chave são relativos um ao outro e a posição inicial do modelo. Isto significa que, se um objeto é movido na cena (quando, por exemplo, uma nova versão do modelo é aberta, ou se ferramentas de movimento são utilizadas no Autodesk Navisworks), a animação é feita relativa à nova localização inicial em vez da posição inicial original da animação.
As operações de tradução, dimensionamento e rotação são cumulativas. Isto significa que se um determinado objeto está em dois conjuntos de animações ao mesmo tempo, ambos os conjuntos de operações pode ser executado. Portanto, se ambas são traduções através do eixo X, por exemplo, o objeto irá mover duas vezes.
Se não houver um quadro-chave no início da linha do tempo para um conjunto de animações, câmera ou plano de corte, então o real início da linha do tempo age com um quadro-chave oculto. Portanto, por exemplo, se você tem um quadro chave com poucos segundos adiante, e o quadro tem a opção Interpolate ativada, então ao longo destes poucos segundos os objetos irão interpolar entre sua posição inicial padrão e as definidas no primeiro quadro-chave.