Psicometria

Os cálculos psicrométricos usam propriedades termodinâmicas para analisar as condições e processos envolvendo ar úmido. Ao calcular estas diferentes saturações, é possível determinar os fluxos de ar necessários, temperaturas do ar de entrada e de saída e cargas de equipamentos da zona.

As diferentes equações estão fora do escopo este documento, mas uma breve visão geral do processo é apresentada.

Condições psicométricas são controladas por três variáveis: temperatura do suprimento de ar, ponto de definição e umidade (que o Revit permite que flutua). No Revit, o usuário deve definir as duas primeiras variáveis para um valor especificado e, para o terceiro, tem a opção para definir ou permitir que flutue (ou seja, deixe que o mecanismo determine uma umidade ótima). Se a umidade puder flutuar, o mecanismo tentará encontrar uma umidade que minimize ganhos de carga adicionais. Se a umidade for especificada, pode haver casos em que as condições psicométricas não podem ser obtidas (o mecanismo permite uma tolerância de 5%). Neste caso, uma mensagem de erro é exibida para o usuário no relatório de cargas.

Assumindo que as condições possam ser obtidas, o fluxo de ar para a zona é o primeiro componente calculado, seguido da ventilação necessária. Uma vez que estes sejam conhecidos, o mecanismo determina as características psicométricas das condições do ar externo. Isto permite o cálculo do ar de entrada e as temperaturas de ar de mistura. Depois que estas temperaturas e fluxos de ar forem conhecidos, o mecanismo pode determinar o restante dos valores, incluindo cargas de ventilação, cargas de equipamentos e valores de reaquecimento.