Método de cálculo RTS

O procedimento geral para o cálculo da carga de resfriamento para cada componente de carga (luzes, pessoas, paredes, telhados, janelas, eletrodomésticos etc.) com RTS (ASHRAE) é o seguinte:

  1. Calcule o perfil de 24 h de ganhos de aquecimento do componente para o dia do projeto (para condução, primeiro leve em conta o atraso de tempo de condução ao aplicar séries de tempo de condução).
  2. Divida ganhos de aquecimento em partes de radiação e convectivas.
  3. Aplique a série de tempo de radiação apropriada para a parte de radiação dos ganhos de aquecimento para levar em consideração o tempo de espera na conversão para carga de resfriamento.
  4. Some a parte convectiva do ganho de calor e a parte de radiação com atraso do ganho de calor para determinar a carga de resfriamento para cada hora de cada componente da carga de resfriamento.

Após o cálculo das cargas de resfriamento para cada componente em cada hora, o mecanismo as soma para determinar a carga de resfriamento total em cada hora e seleciona a hora com o pico de carga para o projeto do sistema de condicionamento de ar. O mecanismo repete este processo para vários meses de projeto para determinar o mês em que os picos de carga ocorrem.

O ganho de calor através de superfícies exteriores opacas é derivado dos mesmos elementos de radiação solar e gradiente térmico que para áreas de fenestragem. Ele difere principalmente como uma função da massa e da natureza da construção de parede ou telhado, porque esses elementos afetam a taxa de calor de condução.