Uma linha de soldadura ou união em peças de plástico podem causar problemas estruturais e/ou um aspeto inaceitável.
Uma linha de soldadura ou união é uma fragilidade ou um defeito visual, e é criada quando dois ou mais caminhos do fluxo se encontram durante o processo de enchimento. As linhas de soldadura podem ser causadas por material fluindo em torno de orifícios ou insertos na peça, vários pontos de ataque ou espessura variável da parede onde a hesitação ou "race tracking" podem ocorrer. Se as diferente frentes do fluxo arrefecerem antes de se encontrarem, não se inter fundem bem e podem causar uma fraqueza na peça moldada. Poderá surgir uma linha, pontos e/ou alterações na cor.
A diferença entre uma linha de soldadura e uma linha de união é determinada pelo ângulo de convergência das frentes do fluxo que se encontram.
No diagrama em cima, as frentes de fluxo convergentes (indicadas pelas setas pretas) encontram-se. Se o ângulo, , for superior a 135°, forma-se uma linha de união. Se
for inferior a 135°, forma-se uma linha de soldadura.
Quando a linha de soldadura se forma, as camadas finas solidificadas na frente de cada caminho do fluxo encontram-se, fundem-se, e depois voltam a solidificar com o resto do plástico. A orientação do plástico na soldadura é, portanto, perpendicular ao caminho de fluxo. A seguinte animação mostra o plástico a encher uma cavidade. A linha de soldadura ocorre onde duas frentes do fluxo se encontram, e as moléculas do polímero estão desalinhadas.
É a ligeira diferença da orientação molecular na soldadura que causa a significativa diminuição de resistência neste ponto.
A linha de união ocorre quando duas frentes do fluxo se misturam obliquamente. A orientação das moléculas do plástico é, portanto, mais uniforme do que a orientação depois da linha de soldadura se formar. O seguinte diagrama mostra o comprimento de uma peça onde a linha de união se forma.
As setas vermelhas mostram a direção do fluxo do plástico. As linha brancas representam a orientação das moléculas do polímero depois de a linha de união se formar.
As linhas de união são normalmente mais fortes do que as linhas de soldadura e menos visíveis.
As linhas de união e de soldadura numa peça de plástico podem causar problemas estruturais e tornar a peça visualmente inaceitável. (Pode surgir uma linha, ponto e/ou alteração de cor.) Portanto, as linhas de soldadura e união devem ser evitadas se possível (quando uma cavidade tem caminhos de fluxo desequilibrados, podem surgir linhas de soldadura e união desnecessárias).
Se não for possível remover uma linha de soldadura/união, esta deve ser posicionada una área o menos sensível possível. Evite linhas de soldadura em áreas que necessitem de resistência, ou que tenham de ter um aspeto perfeito. Isto pode ser feito alterando o ponto de injeção do polímero ou alterando a espessura da parede para definir um diferente tempo de enchimento. Com um diferente tempo de enchimento, as frentes do fluxo podem encontrar-se num ponto diferente e, portanto, a linha de soldadura/união é deslocada.
Mover:
Melhorar a qualidade:
Resolver um problema pode muitas vezes causar outros problemas no processo de moldação por injeção. Cada opção requer uma revisão de aspetos relacionados com o desenho do molde.