Temperatura na localização da injeção durante a compactação e arrefecimento

A temperatura no ponto de injeção move-se para a temperatura do molde durante as fases de compactação e arrefecimento porque existe um fluxo insignificante do cilindro durante estas fases.

A temperatura no ponto de injeção afecta o fluxo do fundido dentro de uma peça durante a compactação, normalmente diminuindo o fluxo. Para obter valores realísticos de empeno, é importante ter em conta a temperatura no ponto de injeção durante as fases de compactação e arrefecimento.

O cálculo de arrefecimento num ponto de injeção começa quando o caudal desce abaixo de um pequeno critério de arrefecimento de injeção. O critério é um valor de caudal muito baixo, suficientemente pequeno para que a influência subsequente da temperatura do cilindro na temperatura de injeção seja insignificante. Uma vez iniciado o arrefecimento de um ponto, este continuará a arrefecer independentemente do caudal. São utilizados métodos de cálculo diferentes consoante o tipo de modelo que estiver a analisar. Em todos os casos, são empregues os valores apropriados da temperatura local do molde, os valores de HTC e as propriedades do material dependentes da temperatura

Injeção em canais de alimentação quentes
Nas injeções em canais de alimentação quentes não é aplicado arrefecimento da injeção. O ponto de injeção é mantido à temperatura do fundido.
Injeção em canais de alimentação frios
Para a injeção em canais de alimentação, o arrefecimento ocorre de acordo com o cálculo de temperatura padrão do canal de alimentação em todos os solucionadores de fluxo, sem convecção térmica do cilindro.
Injeção na cavidade sem sistema de alimentação
Para injeção direta na cavidade, onde não está modelado nenhum sistema de canal de alimentação as análises Dual Domain assumem o arrefecimento 2D em ambos os lados da espessura, de forma similar à peça circundante. As análises 3D assumem o arrefecimento através de paredes de um ataque cilíndrico. O diâmetro do cilindro para o cálculo de arrefecimento no solucionador de fluxo 3D é definido para o diâmetro do contacto do ataque, inserido pelo utilizador como Automático ou Especificado. Para permitir a injeção numa peça fina, o diâmetro do cilindro é limitado ao dobro da espessura da peça local nesse ponto de injeção.