O tempo de ciclo é o tempo total necessário para concluir todas as fases do ciclo de moldação por injeção.
O tempo de ciclo é constituído pelas seguintes fases:
- Tempo de enchimento
- O tempo necessário para encher o molde com polímero. A máquina de moldação por injeção controla a velocidade (caudal) com que o polímero fundido entra no molde durante esta fase do ciclo.
- Tempo de compactação
- Fase do ciclo de moldação por injeção em que é aplicada pressão no fundido do polímero para comprimir o polímero e forçar mais material a entrar no molde. Tal compensa a contração que ocorre quando o polímero arrefece da temperatura do fundido para a temperatura ambiente. É possível adicionar entre 5 e 25 por cento mais material ao molde durante a fase de compactação. O ataque deve solidificar durante a fase de compactação para evitar que o material saia do molde.
O tempo de compactação também é conhecido como tempo de manutenção.
- Tempo de arrefecimento.
-
O tempo de arrefecimento é a fase do ciclo de moldação por injeção em que já não é aplicada qualquer pressão sobre o polímero. O molde é mantido fechado e o polímero continua a arrefecer até que a peça possa ser ejetada. A fase de arrefecimento é normalmente a parte mais longa do ciclo de moldação, podendo constituir até 80 por cento do tempo de ciclo total.
- Tempo de abertura do molde
- O tempo durante o qual o molde fica aberto antes de iniciar o próximo ciclo de moldação. Este tempo inclui o seguinte:
- Abertura do molde
- Ejeção da peça
- Preparação para o ciclo seguinte, como carregar insertos (nem sempre faz parte do ciclo)
- Fechamento do molde