As rachas podem causar a quebra da peça, diminuir o tempo de vida da peça e torná-la visualmente inaceitável.
As rachas podem tornar-se óbvias apenas alguns dias ou semanas após a produção. Portanto, é melhor identificar e remover o potencial problema antes da produção.
Tensões residuais altas. As rachas podem ocorrer em regiões onde as tensões internas de corte solidificam.
Fraqueza de linha de soldadura. Quando dois ou mais caminhos do fluxo se encontram durante um processo de enchimento, ocorrem problemas estruturais e/ou aspetos visuais inaceitáveis.
Contração diferencial. Orientação, compactação e arrefecimento diferenciais causam uma contração diferencial, resultando no congelamento de altos níveis de tensãos internas.
Minimize a tensão residual. Programe a velocidade do fuso ou aumente a espessura da parede para reduzir tensões induzidas pelo fluxo. Verifique qual é a tensão de corte máxima recomendada para o material (informação formecida na base de dados de Materiais Autodesk Simulation Moldflow)
Minimize a contração diferencial.
Resolver um problema pode muitas vezes causar outros problemas no processo de moldação por injeção. Cada opção, portanto, requer a consideração de todos os aspetos relevantes da especificação do desenho do molde.