Como cada peça é diferente, não há regras exatas para determinar o número de pontos de injeção do polímero; no entanto, existem alguns fatores gerais a considerar.
O tamanho de fluxo refere-se à distância a que o polímero deve fluir a partir do ponto de injeção do polímero. Geralmente, as peças com paredes mais grossas podem ter caminhos de fluxo mais longos do que em peças com paredes finas, pois o material fluirá mais facilmente nas regiões mais grossas, conforme apresentado no diagrama seguinte.
As caraterísticas de fluxo do material plástico afectam até onde um material fluirá para uma dado espessura. Quanto menor o comprimento do fluxo, mais ataques são necessários para encher a peça. Cada material tem o seu próprio comprimento de fluxo. As folhas de dados de materiais facultadas pelos respetivos fornecedores contêm informações sobre o comprimento dos fluxos que podem ser conseguidos para cada material específico num intervalo de espessura.
Peças muito grandes, peças com paredes mais finas e materiais com mais viscosidade, normalmente necessitarão de mais ataques para encher uma peça.
Geralmente, peças com maior volume necessitam de mais pontos de injeção de polímero para encherem corretamente.
Primeiro tente um único ataque no fluxo central do molde, e verifique se todos os caminhos de fluxo são cheios ao mesmo tempo.
Se estes critérios não puderem ser satisfeitos com um único ataque, tente com vários ataques. Mentalmente, divida o molde da peça em sub moldes, com o ataque posicionado no fluxo central de cada sub molde ou no meio de um lado. As dimensões do sistema de alimentação devem ser configuradas de forma que os sub-moldes sejam enchidos praticamente ao mesmo tempo, conforme apresentado no diagrama.
As posições dos ataques devem atingir valores de contração na peça uniformes e aceitáveis. Onde existirem secções grossas e finas, é boa prática posicionar o ataque mais perto de secções mais grossas. Isto evita uma insuficiente compactação causada por congelamento prematuro do material entre o ataque e as regiões mais grossas.