O Tempo de injeção é o tempo que demora para o molde encher completamente.
Quando executa uma sequência de análise Enchimento+Compactação, o software pode ser configurado para calcular um tempo de injeção da máquina automaticamente ou com base num valor especificado pelo utilizador. Por predefinição, o tempo de injeção é calculado automaticamente.
Se definir o tempo de injeção como Automático, a análise acha o tempo de injeção com a mais baixa pressão de injeção. O gráfico seguinte mostra os resultados de nove análises na mesma peça. Os pontos a azul representam as análises onde tempo de injeção foi definido para um determinado valor. O ponto a vermelho representa a análise onde foi selecionada a caixa de verificação Tempo de injeção automático , que mostra a pressão de injeção mínima possível para a peça.
Pressão de injeção como uma função de tempo
A variação de pressão de injeção contra o tempo de injeção tem duas influências. Em primeiro lugar, quando o tempo de injeção aumenta desde zero, a pressão necessária para forçar o plástico fundido para a peça diminui. Em segundo lugar, à medida que o tempo de injeção aumenta, a temperatura do polímero diminui devido à transferência de calor para o molde, o que faz com que a viscosidade e a espessura da camada solidificada aumentem, o que, por sua vez, aumenta a pressão de injeção.
Se for introduzido um tempo de injeção específico, o Resumo lista um tempo de injeção real, que é ligeiramente superior ao valor introduzido. O tempo extra é para avaliar a compressibilidade do material.