As restrições do equilíbrio de canais de alimentação são entradas opcionais de análise que podem ser definidas para uma análise Equilíbrio de canais de alimentação.
Estas restrições permitem-lhe determinar o tamanho correto para os canais de alimentação, para que seja atingido um fluxo equilibrado para as cavidades. A análise Equilíbrio de canais de alimentação é então efetuada para assegurar que todas as cavidades de um molde multi-cavidade irão encher em simultâneo com uma pressão igual em todas as cavidades.
É um princípio comum de desenho que a dimensão mínima de uma secção transversal de um canal de alimentação seja 1,5 mm superior à espessura da peça. Isto permite que a cavidade seja compactada por igual e produza uma contração volumétrica uniforme. A opção de dimensões mínimas pode ser afetada pelo material e o desenho da peça. As dimensões dos canais de alimentação são frequentemente determinadas pelo tipo de material que é utilizado. Por exemplo, na extração do molde, um milímetro de estireno pode estalar e um milímetro de nylon pode fletir. Não devem existir "cones inversos" no molde ou no sistema de alimentação, que impeçam os canais de alimentação de ser ejetados.
Poderá não desejar que o programa altere a dimensão de uma secção transversal de um canal de alimentação em particular, porque tal é impraticável ou porque pretende restringir as dimensões de determinados canais de alimentação a limites máximos ou mínimos. Com canais de alimentação anelares, deve certificar-se de que não tem a dimensão mínima externa inferior à dimensão máxima interna.