A descoloração é um defeito na cor que se carateriza pela alteração da cor original do material na peça moldada.
Degradação do material. Isto pode ser causado por excesso de velocidade de injeção, tempo de permanência ou temperatura do fundido. Um desenho do dosificador ou do sistema de alimentação impróprios pode também levar à degradação do material.
Optimize o desenho do sistema de alimentação. Um gito, canal, ataque ou mesmo um desenho da peça restritivos, podem causar um aquecimento excessivo de corte, que agravará um material já em sobreaquecimento, causando a degradação do material.
Modifique o desenho do fuso. Contacte os fornecedores do material para obter informações corretas de desenho do fuso, para evitar uma mistura de fundido imprópria ou um sobreaquecimento que leve à degradação do material.
Selecione uma máquina com menor capacidade de injeção. O tamanho normal de injeção deve ser entre 20 e 80 por cento da capacidade de injeção da máquina. Para materiais sensíveis à temperatura, o intervalo deve ser diminuído, consoante o material. O Autodesk Simulation Moldflow Insight pode ajudá-lo a selecionar a máquina com o tamanho certo para um determinado molde. Isto ajudará a evitar que o material permaneça no cilindro aquecido por longos períodos de tempo.
Optimize a temperatura do fundido. Reduza a temperatura para evitar degradação do material por sobreaquecimento, ou aumente-o para limitar a tensão residual.
Optimize a contrapressão, a velocidade da rotação do fuso, ou a velocidade de injeção. Equilibre o aquecimento por corte com a tensão residual.
Ventilar apropriadamente. Utilize as dimensões de ventilação recomendadas pelo fornecedor do material.
Resolver um problema pode muitas vezes causar outros problemas no processo de moldação por injeção. Cada opção, portanto, requer a consideração de todos os aspetos relevantes da especificação do desenho do molde.