É importante que o sistema de alimentação de moldes multi-cavidade seja equilibrado, para que o fundido do plástico encha cada cavidade separada do molde em simultâneo.
Os enchimentos não uniformes podem levar a que algumas cavidades produzam peças boas e outras cavidades produzam peças inferiores devido a moldação incompleta, sobrecompactação ou rebarba.
Antes de desenhar um molde multi-cavidade, deve analisar cada cavidade sem o sistema de alimentação. Depois de saber como cada cavidade irá encher, pode desenhar o sistema de alimentação para criar caminhos de enchimento equilibrados. O diagrama seguinte apresenta uma forma convencional de encher uma peça multi-cavidade, que poderá causar problemas de moldação porque o caminho de fluxo para as peças exteriores é muito mais longo do que o caminho de fluxo para as peças interiores. Neste exemplo, os canais de alimentação têm de ser equilibrados.
No diagrama seguinte, os canais de alimentação neste sistema de alimentação naturalmente equilibrado possuem todos o mesmo comprimento de fluxo, o que significa que o polímero irá alcançar o ataque de cada peça em simultâneo.
Um outro método de equilibrar os caminhos de fluxo é utilizar um equilíbrio de canais de alimentação artificial, onde os canais de alimentação têm diferentes diâmetros para promover o fluxo para as cavidades mais distantes. Se tem um esquema de canais de alimentação convencional pode equilibrá-los artificialmente, utilizando este método.