Uma análise da Qualidade de arrefecimento simula a transferência de calor do plástico para o molde com base num conceito de arrefecimento natural.
Esta análise identifica áreas da peça em que se espera que a geometria da peça, que é a combinação da forma e da espessura, cause problemas de arrefecimento localizados, ou seja, áreas da peça em que poderá ser necessário um maior arrefecimento.
Considera-se que a peça está incorporada num grande bloco metálico sem canais de arrefecimento e parte-se do princípio de que o calor se perde pelas superfícies exteriores do bloco. O resultado Qualidade de arrefecimento é obtido a partir de combinações dos resultados Variação da temperatura e Variação do tempo de arrefecimento. Cada um desses resultados é dividido em intervalos que identificam áreas da peça cujo desenho poderá levar a uma qualidade de arrefecimento fraca ou baixa (vermelho), uma qualidade de arrefecimento média (amarelo) e uma qualidade de arrefecimento alta (verde).
Os dois resultados são avaliados para cada área da cavidade. Se os dois resultados numa área forem aceitáveis, a área aparece a verde. Se existir um resultado inaceitável, a área aparece a vermelho. Nos outros casos, a área aparece a amarelo.