Resultado Indicador de empeno, efeitos de orientação

O resultado Indicador de empeno, efeitos de orientação destaca as áreas da peça onde as deflexões fora do plano atribuíveis a estes efeitos de orientação se aproximam ou excedem a deflexão máxima nominal (DMN)l especificada.

Um dos três contribuintes para o empeno são as variações na magnitude da contração nas direções paralela e perpendicular na direção da orientação do material.

Utilizar este resultado

As cores que aparecem neste gráfico baseiam-se nos critérios de avaliação seguintes.

Cor (Avaliação) Explicação
Verde (Baixo) As deflexões fora do plano são inferiores a 80 por cento do valor DMN especificado. A contribuição dos efeitos de orientação para o empeno é baixa.
Amarelo (Médio) As deflexões fora do plano estão entre 80 por cento e 120 por cento do DMN especificado. A contribuição dos efeitos de orientação para o empeno é significativa. Deve considerar tomar medidas para reduzir a orientação nesta área.
Vermelho (Alto) As deflexões fora do plano são superiores a 120 por cento do DMN especificado. Os efeitos na orientação são um contribuidor chave para o empeno e devem ser tomadas medidas corretivas.

O que deve procurar

A orientação é causada pelos efeitos combinados de corte do material e solidificação. Conforme ilustrado no diagrama seguinte, este tipo de contração produz um empeno semelhante ao causado pela contração diferencial.



O diagrama seguinte (a) mostra o empeno que ocorre quando a contração paralela é superior à contração perpendicular. O diagrama seguinte (b) mostra o empeno que ocorre quando a contração perpendicular é superior à contração paralela, o que é designado por abobadamento.





Exceptuando a escolha do material, as três principais formas de influenciar a orientação são:
  • Alterar as condições de moldação
  • Alterar as localizações de ataque
  • Alterar as espessuras da peça
Alterar as condições de moldação

Pode ser possível reduzir a orientação, alterando as condições de moldação, como a temperatura do molde, a temperatura do fundido e a velocidade de injeção. Esta é a solução menos dispendiosa, porque não requer a alteração da peça ou do molde.

Se decidir alterar as condições de moldação, deve repetir todas as análises Qualidade de arrefecimento, Enchimento, Enchimento+Compactação e Empeno.

Alterar as localizações de ataque

Se a alteração das condições de moldação não reduzir suficientemente os efeitos na orientação, pode alterar o tipo de ataque ou a localização do ataque ou alterar a espessura da peça. Podem também ser experimentadas outras alterações no ataque, como a utilização de um ataque final, um ataque em leque ou múltiplos ataques. Assumindo que o molde ainda não foi cortado, estas soluções não irão alterar significativamente a geometria de peças simples. Alterar a localização de um ataque não alterará as especificações do desenho da peça e pode ser uma opção mais fácil para peças com uma geometria complexa e variações de espessura. Efectue as alterações necessárias e, em seguida, volte a analisar a peça. Isto pode ser um processo iterativo, até o nível da orientação ser aceitável.

Alterar as espessuras da peça

Se decidir que as alterações na espessura da parede irão reduzir os efeitos na orientação para a peça, pode alterar a espessura da parede e voltar a analisar o modelo de peça modificado. Isto pode ser um processo iterativo até o nível de contração diferencial ser aceitável.