Fluxo desequilibrado

Num fluxo desequilibrado, o plástico enche completamente alguns caminhos do fluxo no molde antes de outros.

Um fluxo desequilibrado pode ser a causa de muitos problemas de moldação, tais como rebarba, moldações incompletas, um maior tempo de ciclo, diferença de densidade na peça, empeno, prisões de ar e linhas de soldadura extra.

O fluxo é equilibrado quando todas as extremidades do molde enchem ao mesmo tempo.

Para detectar um fluxo desequilibrado, tem de identificar os diferentes caminhos do fluxo no molde. Caminhos de fluxo são diferentes percursos que o plástico toma numa cavidade.

A seguinte peça tem três caminhos de fluxo fundamentais (representados por setas vermelhas).



Cada caminho do fluxo tem um comprimento diferente. Portanto, se a peça tiver uma espessura uniforme, o caminho de fluxo 1 encherá primeiro, seguido do caminho de fluxo 2, seguido de caminho de fluxo 3.

Para identificar um fluxo desequilibrado, utilize a pré-visualização do enchimento ou o resultado do tempo de enchimento.

O que fazer

Alterando a espessura de regiões na peça, o fluxo pode ser acelerado ou abrandado em certas direções, para ajudar a equilibrar fluxos. No diagrama em cima, variar a espessura da peça e criar orientadores de fluxo e defletores, estreitar o caminho de fluxo 1 alargar o caminho de fluxo 3, é a resposta. Estas variações são conhecidas como Orientadores de fluxo ou Defletores de fluxo.

Noutros exemplos é frequentemente necessário considerar a posição do ponto de injeção do polímero, ou o número de pontos de injeção do polímero.

Por exemplo, se optar por um único ponto de injeção que defina alguns caminhos de fluxo com três ou quatro vezes o caminho de outros, então é quase impossível equilibrar fluxos. Tente mover o ponto de injeção do polímero para uma posição que defina tamanhos de caminhos de fluxo semelhantes. Ou então, visualize a cavidade em secções mais pequenas e manejáveis. Depois utilize vários pontos de injeção, um por sub secção.

Numa peça multi-cavidade, equilibre os fluxos de cada cavidade primeiro, e depois altere as dimensões do canal para garantir que: