Paredes inclinadas

Algumas superfícies do molde devem ser inclinadas para que a peça de plástico possa ser ejetada do molde uma vez suficientemente arrefecida.

Paredes do molde não inclinadas

As paredes do molde no diagrama seguinte, que estão marcadas a vermelho, não são inclinadas. Quando os extractores empurram a peça acabada para fora do molde, a força aplicada deve ser superior à fricção entre a parede do molde e a peça de plástico.


Paredes não inclinadas

Conforme mostrado nesta animação, quando as paredes do molde não são inclinadas, a resistência friccional continua durante a extração. Pode ser impossível ejectar do molde peças de plástico sem paredes inclinadas. Mesmo que a peça seja ejetada, a superfície pode ser arranhada durante o processo, tornando a peça visualmente inaceitável.

Paredes do molde inclinadas

As paredes do molde no diagrama seguinte, que estão marcadas a vermelho, são inclinadas.


Paredes inclinadas

Conforme mostrado na animação seguinte, quando os extractores empurram a peça acabada para fora do molde, há uma resistência inicial devido à fricção que é depois reduzida para zero quando a peça estiver em movimento. Dependendo do acabamento da superfície da peça, um ângulo de contacto de 1,5º para superfícies bem polidas até 6º-8º para uma superfície tipo couro irá permitir que a peça seja facilmente ejetada do molde.