Compreender o cálculo da espessura

A seleção da tecnologia de análise mais apropriada depende da geometria da peça. As peças finas, em forma de concha, utilizam Dual Domain, ao passo que as peças localmente espessas são melhor analisadas com a tecnologia de análise 3D.

A espessura é a dimensão mais pequena da secção transversal. Para ter forma de concha, a espessura não deve ser superior a 4 vezes a maior dimensão da secção transversal, por exemplo a largura. Os modelos Dual Domain são melhor aplicados quando a peça tem forma de concha. Os modelos 3D representam, de forma precisa, as partes em que a espessura não é claramente definida.

Por isso, o cálculo da espessura difere consoante o tipo de análise utilizado. Por este motivo, os resultados da espessura serão diferentes quer sejam calculados num modelo Dual Domain ou 3D.

Para as partes do Dual domain, a espessura corresponde à distância entre os 2 lados da parte. Assim, a espessura é uniforme em peças em forma de concha com uma espessura de parede constante. Um modelo Dual domain é o ideal para representar peças em forma de concha. (ver figura 1)


Cálculo da espessura num modelo Dual Domain

Cálculo da espessura num modelo Dual Domain

Para peças 3D, no entanto, a espessura não é óbvia e é difícil determinar visualmente. Para calcular as variações de espessura numa peça 3D, é utilizado o algoritmo esférico máximo.

O algoritmo esférico máximo considera que uma esfera a rolar no interior de uma peça necessitaria de ficar pequena de forma a alcançar os lados (ver figura 2). A esfera vermelha maior toca as partes superior e inferior da peça e quase não toca os lados. A esfera amarela mais pequena toca a parte superior e uma parede de um lado, representando a distância mais pequena à medida que a esfera se aproxima do canto. A espessura é indicada como um valor mais pequeno no canto enquanto calculado pela esfera mais pequena. Se for utilizado um modelo 3D numa peça em forma de concha com uma espessura da parede "uniforme", o modelo 3D iria apresentar os cantos da peça que ficariam mais finos. A técnica esférica máxima apresenta a natureza 3D dos cantos.


Cálculo da espessura num modelo 3D

Cálculo da espessura num modelo 3D

Este método é melhor para peças 3D uma vez que apresenta resultados mais realistas. As áreas mais finas terão menos tempo para arrefecer e terão uma maior resistência ao fluxo. As áreas mais espessas da peça demorarão mais tempo a arrefecer e terão uma menor resistência ao fluxo.