Escolher pontos de injeção do polímero

Uma vez que os pontos de injeção influenciam em grande medida a forma como o plástico flui para dentro da cavidades do molde, a sua posição afecta directamente a qualidade da peça.

Um dos objetivos de selecionar pontos de injeção do polímero é garantir que todos os caminho de fluxo na cavidade sejam enchidos ao mesmo tempo. Evita a sobrecompactação ao longo dos caminhos de fluxo que, de outra forma encheriam primeiro. Os três possíveis pontos de injeção do polímero no seguinte diagrama de um modelo mostram como o ponto de injeção do polímero pode ser utilizado para ajudar a equilibrar fluxos.


Demonstração de pontos de injeção do polímero
1 2 3

A alteração do ponto de injeção do polímero pode também ser utilizada para alterar a posição de linhas de soldadura e prisões de ar, e reduzir a hesitação e outros problemas de moldação. A animação acima mostra como os pontos de injeção do polímero 1 e 2 causam a formação de uma linha de soldadura à direita do modelo, enquanto o ponto de injeção do polímero 3 leva à formação de uma linha de soldadura no lado direito inferior do modelo. Em alguns casos pode ser melhor ter mais do que um ponto de injeção do polímero. Podem ser utilizados outros métodos para ajudar a equilibrar caminhos de fluxo, tais como incluir orientadores ou defletores de fluxo.