O sub-fluxo ocorre quando uma frente de fluxo inverte a direção.
Ocorre quando frentes do fluxo de duas direções se encontram, param por uns momentos e depois um dos fluxos inverte a direção e volta para trás entre as camadas exteriores solidificadas. Quando o fluxo inverte a direção a camada solidificada volta a fundir-se parcialmente, devido ao aquecimento por corte.
Na animação em baixo, o ataque central tem um volume muito mais pequeno para encher que os outros dois ataques. Quando o volume do ataque central se enche, os outros dois volumes ainda estão a encher e, portanto, a frente do fluxo do ataque esquerdo tem uma pressão inferior à do ataque central. Quando as duas frentes do fluxo se encontram, a frente de fluxo esquerda inverte a direção.
A seta mostra a direção do sub-fluxo.
Esta inversão do fluxo confere uma má qualidade á peça, tanto do ponto de vista da superfície como do ponto de vista estrutural.
Inspeccione o padrão de enchimento para avaliar se existem probabilidades de ocorrer sub-fluxo. Um resultado Tempo de enchimento a 100% não indicará a presença de sub-fluxo. Reproduza a animação Tempo de enchimento do princípio ao fim, veja se existem frentes de fluxo a encontrar-se, e pondere sobre a geometria em torno desse ponto.