O resultado Ângulo de inclinação apresenta variações de inclinação para a peça.
À medida que as peças moldadas por injeção arrefecem e se contraem, tendem a contrair mais nos núcleos ou nas formas macho do molde. Tal dificulta a extração se não estiver incluída inclinação no desenho.
A textura ou rugosidade da superfície do molde, a complexidade da peça, a profundidade da peça a ejectar e as propriedades do material são fatores que influenciam a seleção de ângulos de inclinação. Por exemplo, um ângulo de inclinação de 1,5 graus permite uma fácil extração das superfícies mais suaves, mas podem ser necessários ângulos de inclinação entre 4 e 8 graus, no máximo, para texturas de couro pesado.
O resultado Ângulo de inclinação apresenta variações de inclinação expressas em graus com base no plano XY como plano de partição. Se a peça não for orientada corretamente em relação ao plano XY, o resultado do ângulo de inclinação estará incorreto.
Embora se deva ter em consideração vários fatores antes de se assumir que um ângulo de inclinação está ou não correto, um ângulo de inclinação no intervalo de 0,5 a 3,0 graus é geralmente considerado aceitável. Os fabricantes dos materiais poderão ter orientações específicas de ângulo de inclinação para os seus materiais e aplicações. Este resultado pode ser utilizado para comparar a peça com essas especificações.
Utilize a ferramenta Examinar resultados para visualizar o ângulo de inclinação real para a área selecionada.