Marcas de queimado são pequenos pontos escuros ou negros na superfície da peça.
Este fenómeno também é frequentemente referido como riscas escuras ou pontos.
Prisão de ar adiabaticamente aquecida. O ar retido em bolsas pode comprimir, aquecer e causar marcas de queimado.
Degradação do material. Isto pode ser causado por excesso de velocidade de injeção, tempo de permanência ou temperatura do fundido. Um desenho do dosificador ou do sistema de alimentação impróprios pode também levar à degradação do material.
Elimine prisões de ar. Para evitar marcas de queimado, mova prisões de ar para locais onde possam ser ventiladas ou onde possam ser adicionados extractores.
Optimize o desenho do sistema de alimentação. Um gito, canal, ataque ou mesmo um desenho da peça restritivos, podem causar um aquecimento excessivo de corte, que agravará um material já em sobreaquecimento, causando a degradação do material.
Modifique o desenho do fuso. Contacte os fornecedores do material/máquina para obter um desenho correto do fuso, para evitar uma mistura de fundido imprópria ou um sobreaquecimento que leve à degradação do material.
Selecione uma máquina com menor capacidade de injeção.
Optimize a temperatura do fundido. Reduza a temperatura para evitar a degradação do material por sobreaquecimento. Note que a tensão residual pode aumentar quando a temperatura do fundido é reduzida.
Optimize a contrapressão, a velocidade da rotação do fuso, ou a velocidade de injeção. Equilibre o aquecimento por corte com a tensão residual.
Resolver um problema pode muitas vezes causar outros problemas no processo de moldação por injeção. Cada opção, portanto, requer a consideração de todos os aspetos relevantes da especificação do desenho do molde.