A eficiência do canal de arrefecimento é uma medida da eficácia de uma determinada secção do canal na extração de calor libertado pelo polímero durante o ciclo completo.
Da definição em cima, concluímos que se todos os canais tiverem o mesmo diâmetro e fluxo de calor, a eficácia do canal de arrefecimento é igual a um (1) em todas as secções do canal. Se existir variação na quantidade de calor extraído pelas secções por unidade de comprimento, então, para essa secção, a eficácia do canal de arrefecimento será superior ou inferior a um. A eficiência dos dados do canal de arrefecimento ajuda a identificar quais os canais que estão a extrair mais calor do que outros.
Canais com eficiência de arrefecimento perto de zero não participam no arrefecimento. Se esses canais estiverem posicionados numa região onde não existe carga de calor, então esses canais podem ser retirados. Se estiverem posicionados numa região onde exista uma significativa carga de calor e estes canais tiverem um eficácia do canal de arrefecimento perto de zero, o desempenho destes canais deve ser melhorado alterando o desenho do sistema de arrefecimento ou alterando as condições de processamento do fluido de refrigeração.
Os canais de arrefecimento com valores negativos de eficácia estão, na média do ciclo, a libertar calor em vez de extrair calor. Isto pode acontecer quando a temperatura do fluido de refrigeração é superior à temperatura ambiente e o tempo de arrefecimento é relativamente longo.