Os canais de alimentação aquecidos são uma variação dos canais de alimentação quentes onde é fornecido calor para manter o material em estado de fusão. Os sistemas de alimentação quentes podem ser aquecidos interna ou externamente.
Os sistemas de canal de alimentação aquecidos internamente têm passagens de fluxo anelares, com o calor a ser fornecido por um avanço e torpedo localizados nas passagens, conforme apresentado no diagrama seguinte. Este sistema tira proveito do efeito de isolamento do fundido do plástico para reduzir a transferência de perda de calor para o resto do molde.
As vantagens de um sistema de alimentação internamente aquecido são uma melhor distribuição de calor e um melhor controlo de temperatura. As desvantagens deste tipo de sistema de alimentação aquecido incluem um custo superior e um desenho mais complicado.
Os sistemas de alimentação aquecidos externamente consistem num distribuidor aquecido por onde é feito passar o fluxo, conforme mostrado no diagrama abaixo. O distribuidor é desenhado com várias funcionalidades de isolamento para o separar do resto do molde e, portanto, reduzir a perda de calor.
A vantagem de um sistema de alimentação externamente aquecido é o seu controlo de calor sofisticado. As desvantagens deste tipo de sistema de alimentação aquecido incluem um custo superior, um desenho mais complicado e a expansão térmica de vários componentes do molde, que deve ser tida em conta.