Lâminas

As áreas do molde que não podem ser arrefecidas efectivamente por canais normais de arrefecimento podem ter de utilizar lâminas. As lâminas desviam o fluxo do fluido de refrigeração para áreas que normalmente carecem de arrefecimento.

Uma lâmina é um componente do sistema de arrefecimento que é construído ao inserir uma placa de metal nos canais de arrefecimento. A placa força o fluido de refrigeração a subir por um lado da lâmina e a descer pelo outro. A lâmina interrompe o fluxo nos canais de arrefecimento criando turbulência junto dos cotovelos, o que melhora a capacidade de transferência de calor do fluido de refrigeração.

As lâminas são modeladas ao criar dois elementos de feixe circular com uma brecha no topo para que o fluido de refrigeração flua. O primeiro elemento circular representa o fluxo para cima de um lado da lâmina, enquanto o segundo elemento é para o fluxo para baixo do outro lado. O amarelo é a cor predefinida atribuída a uma lâmina. No diagrama seguinte, A indica a secção transversal da lâmina e B indica a representação do modelo do molde. A lâmina é constituída por dois elementos de feixe circular com HTE (Eficácia de Transferência de Calor)=0.5.



Nota: Como tanto as lâminas como as cascatas têm áreas de fluxo estreitas, o resistência do fluxo aumenta. Portanto, deve ter cuidado ao desenhar o tamanho destes componentes. O comportamento de transferência do fluxo e calor pode ser facilmente modelado e analisado pelo Autodesk Simulation Moldflow.