Existem várias formas de alterar os efeitos de orientação.
As três principais maneiras de influenciar a orientação (para além da escolha do material) são alterar:
Condições de moldação.
Espessura do modelo.
Localizações do ataque.
A orientação é causada pelos efeitos combinados de corte do material e solidificação.
Pode ser possível reduzir a orientação alterando as condições de moldação (temperatura do molde, temperatura do fundido, velocidade de injeção, etc). Contrastando com os dois itens anteriores, esta solução não requer alterações no modelo ou no molde, portanto é a opção menos dispendiosa.
Se não puderem ser utilizadas as condições de moldação para reduzir suficientemente os efeitos de orientação, tem de decidir entre alterar o tipo ou o ponto de ataque, ou alterar a espessura do modelo. (Note que alterar o localização de ataque não alterará as especificações do desenho da peça e pode ser mais fácil tentar em modelos com geometria complexa e variações de espessura.). Outras alterações ao ataque, para além de simplesmente alterar o ponto de ataque, podem incluir utilizar um ataque avançado ou um ataque em leque (apenas disponível no Autodesk Simulation Moldflow Insight) ou vários ataques. Todas elas podem ser feitas sem grandes alterações na geometria de peças simples (assumindo que o molde ainda não foi cortado!). Depois de decidir uma localização do ataque alternativa (ou tipo) pode reanalisar o modelo modificado. Isto pode ser um processo iterativo, até o nível da orientação ser aceitável.
Se decidir que alterações na espessura da parede reduzirão melhor os efeitos de orientação do modelo, então altere a espessura na região em questão e reanalise o modelo modificado. Isto também pode ser um processo iterativo, até o nível de orientação ser aceitável.