O tamanho do canal de alimentação afecta o volume do material que permanece fundido.
A forma de secção cruzada do canais de alimentação afecta o fluxo do polímero através do sistema de alimentação. Quando um fundido atinge o metal frio do canal de alimentação, uma camada congela e forma uma pele na superfície. O centro do canal de alimentação permanecerá fundido enquanto o polímero estiver a ser injetado no molde. O diagrama seguinte mostra o centro de fundido de diferentes formas do canal de alimentação.
Uma secção transversal e circular fornece a maior proporção do polímero num estado de fundido. Os canais de alimentação com um corte transversal curvado ou angular necessitam de menos força para serem removidos do molde que os canais de alimentação retangulares ou quadrados.
Embora os canais de alimentação circulares sejam a melhor escolha para o fluxo de material e extração, são também os mais caros. Isto, em parte, porque o canal de alimentação necessita de ser cortado para ambas as placas e é difícil cortar ambas as metades do canal de alimentação de forma a que se encontrem exactamente.
Uma secção transversal trapezoidal pode ser utilizado como compromisso. Os canais de alimentação trapezoidais frequentemente fornecem caraterísticas aceitáveis de fluxo e extração e são mais baratos de produzir do que os canais de alimentação redondos.
Se utilizar um canal de alimentação circular, é necessário um cuidado especial para alinhar as duas metades do canal para evitar um aumento de pressão de injeção, devido à reduzida eficácia do fluxo de secção cruzada. No diagrama seguinte, o canal de alimentação à esquerda está corretamente alinhado, mas o que está à direita terá um centro de fundido mais pequeno, que restringirá fluxo.