Modos de projeção

Existem dois modos de projeção diferentes: perspetiva e ortográfica. As visualizações com uma projeção de perspetiva são calculadas com base na distância entre uma câmara teórica e um ponto-alvo. As visualizações com uma projeção ortográfica apresentam todos os pontos de um modelo a serem projetados paralelamente ao ecrã.

Modo de projeção de perspetiva

No modo Câmara de perspetiva, os modelos de peças ou conjuntos são apresentados numa perspetiva de três pontos, um efeito visual no qual linhas paralelas convergem num ponto de fuga. Este efeito é a forma como os objetos reais são percepcionados pelo olho humano ou por uma câmara.


Quanto mais curta for a distância entre a câmara e o ponto-alvo, mais distorcido parece ser o efeito de perspetiva. Distâncias maiores produzem efeitos menos distorcidos no modelo.

Modo de projeção ortográfica

No modo de projeção ortográfica, um modelo é apresentado de forma a que todos os seus pontos sejam projetados em linhas paralelas às suas posições no ecrã.


Todos os lados com o mesmo comprimento são apresentados com o mesmo comprimento, mesmo quando os orienta de forma a que um lado fique mais próximo de si do que o outro. No modo Câmara ortográfica, um modelo 3D aparece plano e diferente da forma como os objetos são observados na realidade.

Quando a visualização de um modelo muda, a visualização é atualizada, utilizando o último modo de projeção, a não ser que o modo de projeção atual definido para o ViewCube seja Perspetiva com faces ortogonais. O modo Perspetiva com faces ortogonais força todas as visualizações a serem apresentadas na projeção de perspetiva, exceto se o modelo estiver a ser visualizado a partir de uma das visualizações de faces: superior, inferior, frontal, posterior, esquerda ou direita.