A rebarba ocorre quando uma camada fina de material é forçada para fora da cavidade do molde na linha de partição ou na posição dos extractores.
Este material em excesso permanece anexado ao artigo moldado e, normalmente, tem de ser manualmente removido.
Placas de cavidade/molde mal ajustadas ou gastas. Entre as possíveis causas, deformações e obstruções da placa do molde (gordura, sujidade, fragmentos).
Insuficiente força de fecho. A força de fecho da máquina tem de ser superior à pressão na cavidade isto é, força de abertura do fecho), para manter fechadas as placas do molde.
Sobrecompactação. Secções de sobrecompactação causam uma pressão localizada aumentada.
Condições de moldação não ótimas. Possíveis causas incluem viscosidade do material, velocidade da injeção e o desenho de sistema de alimentação. Por exemplo, uma alta temperatura do fundido resulta num fundido menos viscoso.
Ventilação imprópria. Alguns exemplos incluem um sistema de ventilação mal desenhado, um sistema de ventilação ineficaz, ou um sistema de ventilação demasiado fundo.
Certifique-se de que as placas do molde estão corretamente colocados e configure o molde de forma que sele corretamente. Limpe quaisquer obstruções da máquina. Se a deformação de uma placa do molde ocorrer durante o processo de moldação, adicione uma viga ou aumente a espessura das placas do molde.
Evite a sobrecompactação.
Escolha uma máquina com uma maior força de fecho.
Ventilar apropriadamente. Utilize o tamanho de ventilação recomendado pelo fornecedor do material.
Optimize as condições de processamento. Reduza pressões e o tamanho da injeção para o mínimo necessário.
Resolver um problema pode muitas vezes causar outros problemas no processo de moldação por injeção. Cada opção, portanto, requer a consideração de todos os aspetos relevantes da especificação do desenho do molde.